Plataforma ‘Mutirão do Turismo’ divulga ações para enfrentar os desafios no setor

Iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado e a Fundação Instituto de Administração

sex, 08/05/2020 - 8h26 | Do Portal do Governo

Como parte do esforço para retomada do turismo após o impacto da pandemia de COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), a Secretaria de Turismo do Estado, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), formada por professores da Universidade de São Paulo (USP), criou uma plataforma para disseminar boas práticas, dados econômicos, campanhas e linhas de crédito, dentre outras ações para o setor.

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Batizada de “Mutirão do Turismo”, a iniciativa foi apresentada pelo secretário Vinicius Lummertz durante uma conferência online nesta segunda-feira (4), com mais de 180 participantes, entre prefeitos e secretários municiais de todo o Estado.

Na reunião também foi definida uma agenda de videoconferências com as 70 estâncias e os 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs) para tratar da mobilização para as medidas de enfrentamento e diminuição dos efeitos da COVID-19.

As ações iniciais estão reunidas no site do Mutirão do Turismo, que está dividido em temas. A seção de boas práticas, por exemplo, mostra iniciativas em diversas áreas, como nos segmentos de alimentação e hotéis, doações e incentivos ao pequeno comércio. São ideias inspiradoras que podem ser compartilhadas e ajudar a amenizar as dificuldades deste momento.

Linhas de financiamento

A plataforma também dá acesso ao Programa de Crédito Turístico, criado pela pasta com a Desenvolve SP para viabilizar linhas de financiamento em condições especiais oferecidas por instituições parceiras: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Povo e BNDES. Desde 17 de março, o programa já recebeu mais de 1,8 mil pedidos de recursos, sendo 97% deles para capital de giro.

“Esse fôlego é importante em um cenário como o atual. Como mais da metade dos pedidos são de pequenas e médias, em algum momento esta ajuda chegará aos que ficaram sem reservas para enfrentar a crise”, ressalta o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.

O portal também publica as edições diárias dos boletins do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), produzidos desde março para monitorar a evolução da enfermidade e seus efeitos no setor, um dos mais afetados pela crise. As publicações trazem informações gerais, dados econômicos, estudos e as recomendações das instituições de maior credibilidade sobre o assunto no País e no mundo.

O informativo do dia 30 de abril (edição 43) destaca que o Visite São Paulo, que trabalha pela captação de eventos para as cidades paulistas, divulgou um panorama para 2020 e 2021, analisando os impactos da enfermidade.

“Segundo a entidade, que computou 462 eventos no calendário de 2020, 18% foram realizados entre janeiro e a primeira quinzena de março. 39% são eventos já programados para o segundo semestre, acrescidos de 17% que foram adiados para o período de julho a dezembro. Ainda, 23% estão inativos sem data confirmada e 3% acontecerão somente em 2021”, pontua o informativo.

O site reúne ainda todas as campanhas realizadas pela Secretaria de Turismo nas redes sociais durante a pandemia as últimas notícias sobre o turismo paulista no atual contexto. Por fim, há uma lista de dez princípios para lidar com os desafios do momento e ajudar a construir um novo turismo no período pós-crise.