Plasma torna cicatrização de tendões mais eficaz

Estudo desenvolvido pelo HC-SP acompanhou 27 atletas entre 15 e 44 anos

dom, 11/12/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Estudo realizado no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP mostrou que o uso do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) no tratamento de lesões de ligamentos do joelho torna a cicatrização dos tendões 50% mais eficaz. Trata-se de um composto rico em fatores do crescimento obtido do próprio sangue do paciente.

Durante seis meses, 27 atletas, entre 15 e 44 anos, foram acompanhados pelo grupo da medicina esportiva da ortopedia do HC. Foi aplicado PRP durante o procedimento cirúrgico em 12 deles, os outros 15 serviram de grupo controle. No pós-operatório, os pacientes que foram submetidos à nova técnica apresentaram menos dor. “Os que receberam PRP tiveram 3,8 na escala de dor e o grupo controle, 5,1”, diz o ortopedista Adriano Almeida, do IOT.

Após o período de recuperação, foi observada, por meio de exames de ressonância, melhor regeneração no grupo que recebeu o composto. “Ambos se regeneraram, mas nas lesões em que o plasma foi usado como um complemento ao tratamento convencional houve um aumento de 50% da cicatrização”, diz o ortopedista.

Segundo o médico, a técnica, ainda experimental, está mostrando seus resultados e pode ser um caminho para a aceleração da cicatrização, ou tentar promover a regeneração. O próximo passo será avaliar o efeito deste produto autólogo (em que se utiliza tecido ou órgão de um mesmo indivíduo) em lesões de cartilagem, já que pacientes que praticam atividades físicas de alta intensidade estão mais propensos a apresentar este tipo de problema do que os que praticam exercícios de intensidade moderada ou baixa.

“Podemos dizer que a maior cicatrização pode levar a uma diminuição do tempo de recuperação e a um tendão mais forte, com menos riscos futuros, apesar de estes fatores não terem sido avaliados no estudo”, finaliza Adriano Almeida.

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria da Secretaria da Saúde