Plantio de 8.400 mudas é finalizado no Parque Villa-Lobos

Com conclusão do projeto paisagístico, parque passa a contar com cerca de 33 mil árvores

qua, 28/04/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Para ajudar de verdade o meio ambiente, não basta apenas plantar uma árvore, é preciso cuidar dela e garantir que cresça forte e saudável. No parque Villa-Lobos esse trabalho sempre foi dobrado devido ao histórico da área. Os 732 mil m² onde hoje os visitantes passeiam e praticam esportes era, na década de 80, um grande depósito de entulho e lixo. No entanto, uma página dessa história já foi virada com a finalização do projeto paisagístico do parque.

Em 2009, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA), responsável pela administração do Villa-Lobos, recebeu um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) da CCR -AutoBAN para o plantio de 8.404 árvores nativas. Entre as mudas, 760 são de mais de três metros de altura e foram plantadas ao longo das pistas de caminhada e da área central, com o objetivo de proporcionar mais sombra aos usuários. As demais 7.644 são mudas arbóreas de aproximadamente 1,5 metros de altura e foram plantadas nos bosques do parque para enriquecer a biodiversidade, para que a vegetação consiga manter-se naturalmente no futuro. No plantio, foram consideradas especialmente as espécies que atraem a fauna, como aves e insetos, além da adequação às diferentes condições do solo e exposição ao sol e vento.

Histórico

Em 2004, quando a SMA assumiu a administração do parque Villa-lobos, já haviam sido plantadas quase 12 mil mudas de árvores formando alguns bosques e também palmeiras imperiais cultivadas em duas filas próximas a entrada principal. Com a ampliação do parque até a Marginal Pinheiros em 2006, foi concluído o plantio dos bosques e alamedas previstos no projeto original, acrescentando mais 12 mil árvores. Os plantios foram feitos em covas com mil litros de substrato, após a remoção de entulho e troca de solo, priorizando as espécies nativas mais indicadas para a recuperação ambiental e paisagística. Em 2008 foram plantadas mais 800 mudas referentes ao TCRA da Autoban, novamente para enriquecimento dos bosques.

Com a finalização do projeto paisagístico, o parque Villa-Lobos passa a contar com pouco mais de 33 mil árvores de mais de 150 espécies, entre elas o pau-brasil, o cedro-rosa, o ipê-amarelo e o jequitibá-rosa. A manutenção das novas mudas será durante um período de seis a 12 meses, no qual necessitam de cuidados especiais. Passado esse tempo, as árvores conseguem crescer por si só.

Da Secretaria do Meio Ambiente