Plantas medicinais é tema de reunião em Pindamonhangaba

A reunião ocorre no quilômetro 97,5 da rodovia Presidente Dutra

sex, 21/11/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

O setor de fitotecnia e fitossanidade do Pólo Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza, nesta sexta-feira, 21, reunião técnica sobre produção e comercialização de plantas medicinais e aromáticas.

 As inscrições começam às 8 horas. A abertura está marcada para as 9. A primeira palestra será “Produção e comercialização de plantas medicinais: experiência na região de Ribeirão Preto”, do engenheiro agrônomo Maurício Augusto Andrião, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Botucatu).

Às 10 horas, a agrônoma Amira Rachid fala sobre “Diagnóstico de produtores rurais interessados na cadeia produtiva de plantas medicinais e aromáticas na região do Vale do Paraíba”. Na seqüência, Felipe Caranassios, da empresa Surya Comestics, de São Paulo, abordará “Desenvolvimento com sustentabilidade”.

Após um intervalo para almoço, às 13 horas, o biólogo Celso Alfredo Barbieri Júnior, do Viveiro Ymyrá, tratará sobre “Produção de mudas de espécies nativas”. Depois, o assunto será “Experiências de produção na região do Vale do Paraíba: capim-limão – limitações e desafios futuros”, com os produtores Lúcia Bustamante (Pindamonhangaba) e José Benedito Marques (Jacareí).

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Pólo Vale do Paraíba serão apresentados pela pesquisadora Sandra Maria Pereira da Silva e a reunião se encerra com um momento para troca de experiências com os participantes e encaminhamentos com vistas à promoção da cadeia produtiva de plantas medicinais e aromáticas no Vale do Paraíba. O encerramento está previsto para as 16 horas.

O evento tem a parceria da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), Prefeitura de Pindamonhangaba, Surya Cosmetics e Viveiro Ymyrá.

A reunião ocorre no quilômetro 97,5 da rodovia Presidente Dutra, em Pindamonhangaba.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento