Plantão neste sábado realiza testes rápidos de HIV no Estado; programe-se

Campanha "Fique Sabendo" acontece em 170 municípios paulistas; na capital, atividades acontecerão no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids

sex, 27/11/2015 - 8h29 | Do Portal do Governo

Testes rápidos de HIV serão oferecidos neste sábado (28) em 170 municípios paulistas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde. A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que utiliza amostras de saliva para detectar o vírus da Aids. O objetivo é estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV.

Na capital, as atividades acontecerão das 9h às 15h no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, unidade da Secretaria que fica no bairro da Vila Mariana (rua Santa Cruz, 81).

Segundo a coordenadora do programa, Maria Clara Gianna, os testes feitos com a saliva atrai quem tem medo dos exames que exigem picadas de agulhas. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas. Todos os dias, morrem oito pessoas da doença no Estado de São Paulo”, diz Maria Clara.

Dados da campanha
A “Fique Sabendo” teve início no dia 25 de novembro e vai até o dia 1º de dezembro. Cerca de 40 mil profissionais da saúde estão espalhados em unidades da capital e do interior de São Paulo, incluindo penitenciárias, para realizar exames 350 mil exames de sífilis e HIV. Neste ano, 568 municípios participam da campanha.

Informações sobre as unidades do interior que participação do mutirão deste sábado estão disponíveis no link.

Do Portal do Governo do Estado