Plantão Eletrônico recebe prêmio excelência por atendimento ao cidadão

Programa da Secretaria da Segurança Pública permite registro de boletins de ocorrência via Internet

ter, 30/05/2000 - 19h29 | Do Portal do Governo

Apenas quatro meses após seu lançamento, o Plantão Eletrônico recebeu o Prêmio Excelência em Informática Pública, no VI Conip (Congresso de Informática Pública). Esta é a terceira edição do prêmio, que procura identificar e divulgar iniciativas de modernização da administração pública com a utilização de recursos de informática. São privilegiados os programas que inovam na utilização de tecnologia da informação, que já estejam total ou parcialmente em funcionamento e cujos benefícios possam ser, de alguma forma, mensurados.
O Plantão Eletrônico, serviço criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, concorreu com 57 outros inscritos de todo o Brasil. Destes, 35 foram selecionados e os cinco considerados melhores, premiados.
Das 15 horas do dia 13 de janeiro deste ano, quando entrou em funcionamento, até esta terça-feira, dia 30 de maio, ao meio-dia, o Plantão Eletrônico atendeu a 8.566 pedidos, dos quais, 6.852 geraram boletins de ocorrência eletrônicos (BOE) e 1.711 foram rejeitados por não atender aos requisitos (ligar de celular, por exemplo). Das ocorrências registradas, 6.891 (81%) correspondem a extravio e furto de documentos, 1.473 (17%) furto de veículos, 92 (1%) desaparecimento de pessoa e 20 casos de encontro de pessoa desaparecida.
Segundo o assessor de Informática da Secretaria da Segurança Pública, Alexandre Paladini, “o prêmio é o reconhecimento da sociedade civil para com um serviço que representa mais um canal de comunicação entre a população e a polícia. A aprovação, inclusive, aumenta a nossa responsabilidade, pois agora o desafio é melhorar ainda mais e aumentar as opções de serviço. Dentro de pouco tempo, colocaremos novos tipos de ocorrência e, também, um disque-denúncia no qual o denunciante vai poder acompanhar, via internet, em qual estágio se encontra o processo.”
O endereço eletrônico do site da Secretaria da Segurança Pública é: www.seguranca.sp.gov.br