Plantão da Educação esclarece dúvidas

Meta é auxiliar alunos da rede estadual com dificuldades em matemática

dom, 12/06/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A partir do mês de agosto, estudantes do 7º e 9º anos do ensino fundamental da rede estadual com dificuldade em matemática poderão contar com o apoio de um plantão de dúvidas nas escolas, durante o contraturno das aulas regulares. Com o nome de Tem + Matemática, a ação terá estudantes de cursos de licenciatura da disciplina à frente da monitoria.

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na primeira etapa, serão beneficiados 100 escolas e 3,6 mil alunos. Cada unidade poderá formar até seis grupos de monitoria com, no máximo, seis alunos. As sessões ocorrerão na própria escola, duas vezes por semana, durante 90 minutos. O monitor auxiliará os jovens em relação ao conteúdo ensinado pelo professor de matemática em sala de aula.

Os monitores serão contratados pelo BID e supervisionados pela secretaria. Para o desempenho da função, receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 400 (12 horas semanais) ou R$ 200 (seis horas semanais). O objetivo da iniciativa é promover maior proximidade entre a pasta e as universidades formadoras de professores, além de estimular o estágio da prática pedagógica em sala de aula, obrigatório às licenciaturas.

As bolsas oferecidas serão custeadas pelo BID, e a avaliação de impacto será feita pela Fipe, que usará as informações para possível expansão do projeto na rede estadual de ensino.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Educação