Plano de medidas foca energia renovável e eficiência energética

Com a iniciativa, Governo de São Paulo planeja o desenvolvimento econômico sustentável com 69% de energia renovável

qui, 18/07/2013 - 13h05 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo lançou hoje o Plano Paulista de Energia (PPE), que sugere novas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado, sempre focando a energia renovável e a eficiência energética. O lançamento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“É um plano inovador que estabelece as nossas metas para aumentar a energia renovável. São Paulo é o Estado brasileiro com maior matriz de energia renovável, temos 55%”, disse Alckmin, reafirmando a importância que o Estado dá às políticas de eficiência energética.

O PPE teve suas propostas organizadas a partir de temas como eletricidade, biocombustíveis, eficiência energética e gás natural. O plano se propõe a aumentar a participação das fontes renováveis na matriz energética. Assim, a presença dessa energia deve aumentar dos atuais 55,5% para 69% até 2020.

De acordo com o plano, o Estado pode ampliar o potencial instalado de bioeletricidade de cana de 4,8 mil MW para 13 mil MW. A geração eólica e fotovoltaica também deve contribuir para a ampliação da matriz renovável em São Paulo.

Os investimentos de R$ 2,8 bilhões sairão de parceria com a iniciativa privada. O plano também pretende criar a disciplina de Eficiência Energética e Uso Racional da Energia Elétrica na rede pública e estimular a construção civil eficiente por meio da introdução de requisitos de eficiência nos códigos de obra.

Do Portal do Governo do Estado