Plano de Expansão do Acessa SP atinge marca de 200 postos

Cobertura no Estado vai chegar a mais de 80% no primeiro semestre

seg, 08/02/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo de São Paulo, o Acessa SP, atingiu na semana passada a marca de 200 unidades entregues à população desde que foi lançado o seu plano de expansão no início de 2007. O novo posto foi inaugurado pelo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, no Distrito de Igaraí, em Mococa, na sexta-feira, 5.

A meta do pano de expansão é atender até o final de 2010 a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse em ter um posto. Entre 2009 e o início deste ano, o governo paulista assinou 103 novos convênios com municípios. Ainda no primeiro semestre, o Acessa SP vai passar a cobrir mais de 80% do Estado. Serão 615 postos instalados em 544 municípios. Atualmente, a cobertura é de 75% – são 544 postos distribuídos em 480 municípios.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento e de relacionamento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 43 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros.

Nas unidades do programa, o usuário tem acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término desse tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa promove a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Perfil dos usuários

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, realizada em 2008, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Modelo para Alagoas

O Acessa SP serviu de modelo para a implantação de 60 postos de acesso gratuito à internet no Estado do Alagoas. Batizado de DigitAlagoas, o programa teve a sua primeira unidade entregue em dezembro, num assentamento rural localizado na zona da Mata, a 80 quilômetros da Capital Maceió.

Em 2007, os governos celebraram termo de cooperação para que Alagoas fizesse um estudo aprofundado do Acessa SP. Equipes do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), vinculado à Secretaria de Planejamento daquele estado, realizaram visitas técnicas para estudar os principais conceitos e multiplicá-los no estado alagoano. Eles tiveram acesso ao sistema de gestão dos postos e às principais diretrizes do programa paulista.

Até 2010, a meta do DigitAlagoas é atender mais metade dos municípios do Estado. Serão priorizadas com a instalação dos primeiros 60 postos, as cidades com menor índice de desenvolvimento socioeconômico. As parcerias, além das prefeituras, são estendidas também à iniciativa privada. O governo alagoano, da mesma forma que o Acessa SP, fornece todo parque tecnológico – computadores, impressora, link para conexão banda larga – e a capacitação dos monitores. O imóvel onde funcionará o posto e a contratação de monitores são de responsabilidade do parceiro.

Acessa SP em Mococa

Estimada em 70 mil habitantes, a população de Mococa agora conta com 16 computadores do programa, com capacidade para realizar cinco mil atendimentos por mês. O Acessa SP do Distrito de Igaraí dispõe de dez computadores com acesso gratuito à internet banda larga e vai atender de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua José Criciúma, s/n°.

Mococa conta há sete anos com o programa Acessa SP. O primeiro posto do município fica na Praça Major José Pedro, nº 143, Centro, e oferece seis computadores para uso dos moradores.

Da Secretaria de Gestão Pública