Planetário itinerante chega à região de Ribeirão Preto

Até junho, sessões serão realizadas em 93 escolas estaduais das regiões Sudoeste, Leste-Mogiana e Vale do Paraíba

sex, 16/03/2012 - 17h45 | Do Portal do Governo

A partir de sábado, 17, um planetário itinerante aporta na região de Ribeirão Preto. Com o tema Os astros vêm até você, planetário e cinema no Escola da Família, o projeto passará, até junho, por 93 escolas estaduais em 78 municípios paulistas. “A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas participem das atividades”, diz a chefe do Departamento de Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Ana Maria Stuginski.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investirá R$ 260 mil na ação. O objetivo é instigar a curiosidade da comunidade a respeito do universo, além de divertir pais e alunos. As próximas regiões contempladas serão São Joaquim da Barra e Franca.

Os locais visitados foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos para beneficiar as comunidades que carecem de bens culturais. “Queremos democratizar o saber, levando à população as descobertas da ciência de forma didática e pedagógica”, diz Ana Maria.

Cada unidade de ensino terá cinco sessões realizadas aos fins de semana pelo programa Escola da Família. O projeto é composto por cinco planetários que trabalham simultaneamente por meio de espetáculos cinematográficos e atividades que despertam o interesse do público pelo universo, como palestras sobre as fases da lua e as principais constelações.

Do Portal do Governo de SP