Planejamento: Capão Bonito sedia seminário do Cepam sobre Gestão da Saúde

Será na próxima quinta-feira, dia 23

sex, 17/02/2006 - 18h50 | Do Portal do Governo

O presidente do Cepam, Renato Amary, faz nesta quinta-feira 23, em Capão Bonito, a abertura do Seminário “Racionalização das Despesas no Setor de Saúde”. Apresentar e discutir o quadro de financiamento e os instrumentos de gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando a racionalização das despesas de uma saúde universal é o principal objetivo do evento.

O seminário é dirigido a prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, planejamento e finanças e gestores municipais que atuam nessa área e pretende também, garantir a operacionalização do Fundo Municipal de Saúde de forma compatível com o estabelecido no planejamento local. Logo após a abertura feita pelo presidente do Cepam, às 9h30, Áquilas Nogueira Mendes, coordenador de gestão de políticas públicas do Cepam, fala sobre Financiamento das Ações e dos Serviços Públicos de Saúde: Planejamento do SUS local (PPA, agenda e Plano Municipal de Saúde) e a orçamentação da saúde (LDO e LOA).

Após o almoço, o tema em discussão será: Execução Orçamentário-Financeira da Saúde Municipal; Operacionalização do Fundo Municipal de Saúde: avaliação dos recursos; Fundo de Saúde; Transparência dos Recursos, Conselho Municipal de Saúde e relatório de gestão: Controle externo do Tribunal de Contas do Estado; Questões-chave. O seminário, que será promovido em parceria com a Prefeitura de Capão Bonito, deverá contar com a participação de prefeitos e representantes de 20 municípios da região e será no Capão Bonito Clube, rua Cel. Frederico Martins s/nº. Informações e inscrições: 11-3811-0336 – escola@cepam.sp.gov.br

Da Assessoria de Comunicação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Cepam

C.C.