Pistas central e local da Nova Marginal Tietê têm nova ligação com a Via Dutra

Viaduto já está liberado ao tráfego desde está quarta-feira, 7 de julho

qua, 07/07/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

As obras da Nova Marginal têm mais uma etapa cumprida com a entrega nesta quarta-feira, 7, do viaduto que liga a Via Dutra às pistas central e local da Marginal Tietê. Parte integrante da segunda fase de ampliação da via, o viaduto proporcionará maior fluidez ao tráfego procedente do Rio de Janeiro, Minas Gerais, cidades do Vale do Paraíba e Região Metropolitana na chegada a São Paulo.   

Com 270 metros de extensão e duas faixas de rolamento, o viaduto conduzirá o fluxo de veículos da pista local da Rodovia Presidente Dutra diretamente para as pistas central e local da Marginal. Os motoristas que optarem pela pista central, seguirão livres no sentido da rodovia Castello Branco. Já a pista local é o melhor caminho para quem tem como destino algum ponto no entorno a partir da Vila Maria.

Nova Marginal

As obras de readequação viária da Marginal Tietê tiveram início em junho de 2009 e devem estar concluídas até o final de 2010. Na primeira fase foram construídos 46 quilômetros de uma nova pista central (23 quilômetros em cada sentido), com três faixas de rolamento, liberada ao tráfego em 27 de março de 2010. Também foram entregues já realocadas: as alças de acesso das pontes Vila Maria, nos dois sentidos; Tatuapé, nos dois sentidos; Bandeiras sentido Castello Branco e Casa Verde e Freguesia do Ó no sentido Ayrton Senna. Foram feitas intervenções em cinco pontes: Limão, Casa Verde, Freguesia do Ó, Vila Maria e Bandeiras. As pontes foram prolongadas para criar um vão de 16 metros por onde passa a nova pista.

Entre maio e junho de 2010 foram liberados ao tráfego: uma ponte de 200 metros sobre o Rio Tamanduateí, no sentido Ayrton Senna; e o Viaduto Tatuapé, parte integrante do Complexo Tatuapé. O viaduto que liga as Avenidas Tiradentes e Santos Dumont à pista central da Marginal Tietê, parte do Complexo Bandeiras, teve a obra antecipada e foi entregue ao tráfego na primeira etapa.

Fazem parte da segunda etapa das obras: uma nova ponte sobre o rio Tietê que permitirá o acesso direto do tráfego que vem da zona leste para a Avenida Cruzeiro do Sul sentido centro, com conclusão prevista para outubro de 2010 e os complexos Bandeiras – ponte estaiada que começa na Avenida do Estado, ao lado do rio Tamanduateí, cruza o rio Tietê e desemboca na pista local da marginal, em ambos os sentidos. Haverá acessos também para quem vem pela pista expressa (previsão de conclusão para dezembro de 2010) e Tatuapé – ponte que facilitará o acesso dos veículos que vem da Salim Farah Maluf para a Marginal Tietê, nos dois sentidos (previsão de conclusão para novembro de 2010).

Compensação ambiental

A compensação ambiental da Marginal corresponde a 14% do valor da obra, o que a coloca entre as maiores do mundo. O projeto inclui plantios compensatórios pela supressão de cerca de 980 árvores. O total superará as 170.000 árvores previstas na compensação ambiental.

Antes da readequação viária, a Marginal contava com 5.118 árvores, sendo 127 mortas, em toda sua extensão. Tem hoje 21.039 árvores. Destas, 2.918 foram preservadas na própria via e incluem as do tipo exótico, como tipuana, fícus, grevilha, falsa seringueira, alfeneiro, casuarina, chorão, pata de vaca e eucalipto; 1050 foram transplantadas da frente de obras para o mais próximo possível do local de origem e plantadas 17.071 mudas de espécies nativas, como paineiras, jequitibás-rosa, ipês brancos e roxos, jatobás, paus-brasil, paus-ferro, ingás e sibipirunas, entre outras.

No entorno da Marginal já foram plantadas 43.414 do total previsto de 83 mil mudas em áreas indicadas pelas nove subprefeituras vizinhas ao empreendimento: Casa Verde, Freguesia do Ó, Lapa, Mooca, Pirituba, Santana, Sé, Penha e Vila Maria. Nestas áreas também estão sendo implantadas calçadas verdes, tornando permeáveis até 25 hectares de passeios públicos.

No Parque Ecológico do Tietê foram transplantadas 26.732 mudas e plantadas 17.753, de um total de 88.000, em áreas inseridas no Programa Várzea do Tietê.

Da Dersa