Piscicultura: seminário discute tecnologias e comercialização

O evento é promovido pelo Pólo Regional do Vale do Ribeira, ligado Apta/SAA

qua, 03/12/2008 - 11h08 | Do Portal do Governo

Temas como avanço de peixes redondos (pacu, tambaqui, tambacu, dentre outros) e tecnologias de biossegurança e de comercialização vertical, que estão despertando o interesse dos produtores, serão destaques do III Seminário de Piscicultura do Vale do Ribeira nesta quinta-feira, 4, em Pariquera-Açu. O evento é promovido pelo Pólo Regional do Vale do Ribeira, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta/SAA).

A região do Vale do Ribeira possui grande potencial para desenvolvimento da piscicultura por possuir recursos hídricos abundantes e pela proximidade de grandes centros consumidores, como São Paulo e Curitiba. Assim, a atividade pode se tornar uma alternativa de renda para os agricultores familiares da região, diz o pesquisador e um dos coordenadores do evento, Antonio Fernando Leonardo. “Muitos agricultores familiares possuem em sua propriedade viveiros já construídos, mas sem utilização, pois muitos estão descapitalizados ou trocam a atividade da piscicultura por outra”.

“A piscicultura é uma atividade que fornece proteína de alta qualidade para a população e alternativa de renda para os pequenos produtores, pois pode ser realizada em pequena escala de produção”, acrescenta Leonardo. “A fim de aproveitar a estrutura já existente, pretende-se propor novos sistemas de produção para incentivar a criação de peixes em sistema com baixo custo”.

Para isso, no entanto, a atividade necessita de incentivos e subsídios para a expansão e conquista do mercado consumidor, explica o pesquisador do Pólo Regional. O evento servirá para reunir os produtores de peixes da região e os interessados em iniciar a atividade e organizar o setor com vistas a discutir políticas públicas e transferência de tecnologia.

Estão previstas palestras de pesquisadores de pólos regionais e do Instituto de Pesca (IP), todos vinculados à Apta/SAA. O evento será realizado no Pólo Regional Vale do Ribeira, que fica na BR-116, quilômetro 460. (Texto: Assessoria de Comunicação da Apta)

Programação

8h – Inscrição

8h30 – Abertura
9h – Atualizações na criação e comercialização de peixes redondos – Eduardo Abimorad (Pólo Regional Noroeste Paulista)
10h – Pausa
10h30 – Controle na alimentação de peixes – João Manoel (Guabi Alimentos)
11h30 – Discussões
12h – Almoço
13h30 – Processamento do pescado – Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva (IP – Santos/SP)
14h30 – Biossegurança na piscicultura – Paola Penteado de Oliveira Camargo (Escama Forte Aquacultura)
15h30 – Boas práticas de manejo em piscicultura – Célia Maria Doria Frascá Scorvo (Pólo Regional Leste Paulista)
16h45 – Pausa
17h – Integração vertical na piscicultura – Daniel Sonoda (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Agronegócio da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Pecege/Esalq/USP)
18h – Discussões e encerramento

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento