Piraju sedia encontro de cafeicultores nesta sexta-feira

Região de Ourinhos, que engloba o município de Piraju, é conhecida pela produção de cafés de boa qualidade

qui, 23/09/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta sexta-feira, 24, o XII Encontro Regional de Cafeicultores na cidade de Piraju. O tema central do encontro será a indicação geográfica dos cafés do sudoeste paulista. Os participantes receberão em primeira mão a Revista Casa da Agricultura, que destaca a cafeicultura e a Casa da Agricultura de Piraju.

A região de Ourinhos, que engloba o município de Piraju, é conhecida pela produção de cafés de boa qualidade, mas isso só aconteceu depois dos resultados obtidos nos concursos regionais e estaduais. Está entre as quatro maiores produtoras de café natural e uma parte dos cafeicultores já adotou atecnologia do cereja descascado. Segundo dados do censo agropecuário de São Paulo (LUPA), Piraju tem cerca de 700 propriedades e pouco mais de um terço são produtoras de café.

O chefe da Casa da Agricultura local e presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Paulo Sérgio Vianna Mattosinho, destaca que a região tem características próprias e que devem ser aproveitadas para fazer o marketing dos cafés ali produzidos. Os consumidores, cada vez mais, procuram por cafés diferenciados e o crescimento desse nicho de mercado é da ordem de 15 a 20% ao ano.

Segundo Mattosinho, a indicação geográfica dos Cafés do Sudoeste Paulista representa uma grande oportunidade de negócios para as regiões de Ourinhos e Avaré, que contam com uma área de 25.000 hectares e 2.635 propriedades produtoras, que estão concentradas nos municípios de Piraju, Tejupá, Fartura, Itaí, Taguaí, Arandu e Timburi. Juntos esses municípios possuem 69% da área cultivada e uma produção estimada para a atual safra de 485 mil sacas de café beneficiadas.

O coordenador da Cati, José Luiz Fontes, estará presente na abertura do evento. Ele destaca que é sempre bom ver o crescimento das cadeias produtivas, por meio de suas associações, como aconteceu em Piraju com a cafeicultura e que com a implantação do Microbacias II – acesso ao mercado. Ele avalia que o apoio a essas cadeias que envolvem grande número de pequenos e médios agricultores será mais efetivo.

Após a abertura oficial do evento, serão realizadas palestras que terão como temas a nutrição do cafeeiro, condução do cafeeiro e clima na cafeicultura. No encerramento haverá sorteio de diversos produtos. O encontro reunirá todos os integrantes do agronegócio regional e é uma promoção da Casa da Agricultura Piraju, da Cati Regional de Ourinhos e conta com o apoio de diversos parceiros ligados ao setor.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento