Piracicaba terá Parque Tecnológico de biocombustíveis

Parque será o sexto do gênero no Estado e pioneiro nos estudos de bioenergia

sex, 13/06/2008 - 12h11 | Do Portal do Governo

O governador em exercício Alberto Goldman anunciou na manhã desta sexta-feira, 13, em Piracicaba a criação do primeiro Parque Tecnológico paulista voltado à pesquisa do combustível renovável. Com investimentos de R$ 100 milhões e área de 400 mil metros quadrados, o Parque garantirá aos paulistas a permanência no topo da produção nacional de biocombustíveis.

Hoje, São Paulo responde por mais de 70% das exportações brasileiras do setor sucroalcooleiro, com faturamento de US$ 4,57 bilhões somente em 2007. “Os Parques Tecnológicos representam uma visão de futuro porque funcionam como estímulo à inovação tecnológica ao integrar as Universidades e centros de pesquisa com a indústria”, resumiu o governador em exercício.

O foco das atividades do parque será a pesquisa, bem como o desenvolvimento e inovação (P&D&I). As principais áreas de atuação serão: biocombustíveis, matéria-prima renovável, tecnologias de conversão de biomassa e resíduos agroindustriais, além de tecnologias ambientais. “O Parque de Piracicaba representa a convergência do conhecimento na área de biocombustíveis seja ele público ou privado” avaliou o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Luciano de Almeida. 

Almeida informou que o Parque terá incubadora de empresas e laboratórios voltados a descobertas de novas tecnologias para produção de biocombustíveis. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento, por meio do Sistema Paulista de Parques, prefeitura, instituições de pesquisa e iniciativa privada de Piracicaba. A primeira fase do Parque será entregue em agosto do próximo ano. Para o governador em exercício, a criação da área coloca São Paulo na segunda etapa de pesquisas sobre biocombustíveis que significa a busca de mais produtividade com menos área plantada. 

O Parque também abrigará a Fatec de Piracicaba que oferece 80 vagas do curso de bionergia sucroalcooleira desde o inicio de 2008. Atualmente, os alunos assistem as aulas no prédio da Etec ‘Coronel Fernando Febeliano da Costa’. O convênio para a construção do prédio da Fatec foi assinado no dia 20 de maio. O imóvel será construído pela prefeitura e o Estado investirá na compra de máquinas e equipamentos por meio do Centro Paula Souza.

Sistema integrado 

Conjunto de Parques Tecnológicos articulados entre si com o objetivo de incentivar e promover o desenvolvimento econômico do Estado, o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos tem como missão transformar conhecimento em riqueza ao promover e fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica dando suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.  A gestão Serra prevê a implantação de dez desses parques no Estado em cidades como Campinas, Ribeirão Preto,São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.

Veja os laboratórios previstos para o Parque de Piracicaba:

– Laboratório de Simulação e Modelagem;

– Laboratório de Métodos Quantitativos Especializados;

– Laboratório de Metrologia;

– Laboratório de Metalografia

– Laboratório de Mecatrônica e Automação Agro-industrial;

– Laboratórios Especializados e outros Serviços Complementares, além de uma Usina Piloto de Açúcar e Álcool.

Confira a lista das instituições de ensino e pesquisas ligadas ao Parque:

– Escolas Técnicas e Faculdade de Tecnologia – Fatec

– Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP;

– Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP;

– Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP;

– Escola de Engenharia de Piracicaba;

– Faculdade Anhangüera;

– Faculdade de Engenharia de Piracicaba – Fatep;

– Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB;

– Faculdades Integradas Maria Imaculada – Fimi;

– Pólo Nacional de Biocombustíveis;

– Centro de Tecnologia Canavieira;

– Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais;

– Canagro “José Coral”;

– Senais;

Mariana Garbin / Cleber Mata