Piracicaba tem caminhada do Agita SP nesta terça-feira

Departamento Regional de Saúde organizou o evento

seg, 02/04/2007 - 14h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta terça-feira, 3, a partir das 8 horas, uma caminhada em comemoração aos 10 anos do programa Agita São Paulo. São esperadas cerca de 200 pessoas.

Serão 30 minutos de caminhada próximo à sede do DRS. Haverá também programação especial nos 26 unicípios da região até 10 de abril com caminhadas, jogos de combate ao sedentarismo, esportes, alongamento e distribuição de material informativo.

“É importante chamar a atenção das pessoas para a realização de qualquer tipo de atividade física. Um pequeno esforço hoje pode significar uma melhor qualidade física amanhã”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A saída esta prevista para a entrada do DRS de Piracicaba_ rua do Trabalho, 602, Vila Independência – região central.

Agita – referência mundial

O Agita São Paulo virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em diversos países. A proposta é que cada cidadão reserve pelo menos 30 minutos diários para atividades físicas.

Anualmente São Paulo comanda o Agita Mundo, quando centenas de países segue o preconizado por São Paulo para a realização de atividades físicas. Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo. No Brasil estima-se que 300 mil mortes ao ano ocorram por doenças associadas à falta de atividade física.

Da Secretaria de Saúde