Piracicaba sedia evento para discutir oportunidades de negócios no setor de petróleo e gás natural

Este será o quarto de uma série de eventos para discutir atividade petrolífera

ter, 06/07/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Piracicaba sediará na próxima terça-feira, 13, o encontro Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural. Esse é o quarto evento de uma série de dez que serão realizados ao longo do ano. Na reunião, os empresários conhecerão os mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do Sistema de Cadastro de Fornecedores (CadFor) para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Esse sistema é formado por nove operadoras internacionais que atuam na atividade petrolífera nacional.

Os interessados devem se inscrever no site www.onip.org.br/eventocadfor. O encontro é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo e a Onip.

O encontro será realizado, às 17 horas, no Engenho Central, logo após a abertura da 8ª edição do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira (Simtec). Na oportunidade, especialistas da Onip, das operadoras do CadFor e da Petrobras apresentarão os mecanismos para participação nos seus cadastros e esclarecerão eventuais dúvidas do empresariado local para facilitar a inclusão dos interessados nos cadastros. Segundo previsões do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Petrobras, deverão ser investidos, em toda a cadeia da indústria de P&G no Brasil, mais de US$ 40 bilhões anuais até 2014.

Os participantes ainda conhecerão as ações da agência Investe São Paulo para auxiliar empresas interessadas em investir no Estado e as linhas de crédito da agência paulista de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento – que oferece as menores taxas do mercado para capital de giro e investimentos, com juros que chegam a 0,96% ao mês. Além disso, haverá palestra sobre as ações do governo do Estado no setor de Petróleo e Gás Natural, e apresentações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Secretaria de Relações do Trabalho – sobre o Portal do Emprega São Paulo – e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O evento contará com o apoio da prefeitura de Piracicaba – por intermédio da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico -, do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), do Simtec, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Piracicaba, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simesp), da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Nos próximos meses, haverá mais seis edições do evento para divulgar os sistemas de cadastro em outras regiões do Estado. Depois de Piracicaba, será a vez de Campinas receber o encontro, no dia 3 de agosto, no Centro de Convenções da Unicamp.

Sobre o Cadfor

Patrocinado pelas operadoras internacionais Anadarko, BG Brasil, Chevron, Devon, El Paso, Shell, Maersk, Repsol e Statoil, o CadFor entrou oficialmente em operação em fevereiro de 2008, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional nos investimentos das empresas associadas. Com uma única inscrição, os fornecedores nacionais têm a vantagem de fazer parte do cadastro, que serve como base de consulta para compra das nove operadoras.

Atualmente, existem 300 empresas cadastradas, enquanto outras 807 estão em fase de cadastramento. Após os três primeiros encontros, realizados em São José dos Campos, São José do Rio Preto e Santos, a procura pelo cadastro cresceu 18%.  Os produtos e serviços prioritários para cadastramento estão relacionados às seguintes áreas: calderaria; elétrica; mecânica; equipamentos onshore e subsea; instrumentação; equipamentos de proteção individual; construção, manutenção e reparo naval; instalações e montagens industriais; manutenção industrial; serviços logísticos; apoio marítimo e instrumentação.  

Da Secretaria de Desenvolvimento