“Pioneiros da Cerâmica” encerra temporada no Palácio do Horto neste domingo, dia 8

“Pioneiros da Cerâmica” encerra temporada no Palácio do Horto neste domingo, dia 8

ter, 03/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Termina neste final de semana a exposição “Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras”, que está em exibição desde 27 de março no Palácio do Horto, residência oficial de verão do governador de São Paulo, na zona norte da Capital. Até domingo, 8, o público terá a oportunidade de conhecer gratuitamente obras de artistas como Alberto Cidraes, Mieko Ukeseki, Rubi Imanishi, Vicente Cordeiro e Antonio Cordeiro, além de trabalhos do ceramista e mestre japonês Toshiuki Ukeseki. A mostra reúne cerca de 100 peças de cerâmica artística produzidas em forno de alta temperatura e manualmente.

Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil, a exposição marcou a reabertura do Palácio do Horto, que havia sido fechado por três meses para passar por restauração. A curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, explica que um dos objetivos da mostra é contar a história de vanguarda, resistência e bravura de um grupo que reuniu uma produção exemplar de cerâmica artística a partir de 1975, na cidade de Cunha, no Vale do Paraíba.

“Pioneiros da Cerâmica” também expõe obras dos ceramistas Shugo Izumi (Atibaia), Megumi Yuasa (Itu), Shoko Suzuki (Cotia), Akinori Nakatani (Mogi das Cruzes), Kimi Nii (São Paulo), Luis Toledo (Cunha), Leí Galvão (Cunha), Augusto Campos (Cunha), Gilberto Jardineiro (Cunha) e Kimiko Suenaga (Cunha).

História

O Palácio do Horto, construído em 1930, tornou-se residência oficial de verão do governador de São Paulo em 1949 e foi aberto ao público em 2008, com visitas orientadas, oficinas e exposições de arte. Localizado na Serra da Cantareira, o Palácio abriga em seus jardins 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá, eucalipto e pinheiro-do-brejo, além de diversas espécies de animais, como macaco, tucano, gambá e garça.

Serviço
“Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras”
Data:
Até 8 de maio de 2011, domingo
Horário: Quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Local: Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Agendamento necessário para grupo com mais de 10 pessoas
Informações: (11) 2193 8282 / acervo@sp.gov.br
Entrada gratuita

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo