Pioneira na libertação dos escravos, Redenção da Serra guarda tradições do interior

Entre os destaques da cidade estão a Capela do Cruzeiro e o Monumento da Abolição

sex, 25/05/2012 - 11h20 | Do Portal do Governo

Uma cidade cheia de tradições e fatos históricos. É assim que podemos traduzir Redenção da Serra. Distante a 178km da capital, o município é pioneiro na libertação dos escravos no território paulista. Um dos destaques é a Monumento da Abolição, obra do escultor Zé Demétrio.

A Lei Áurea só foi assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, mas a cidade saiu na frente e lançou a “Carta da Ponte Alta”, que garantia a emancipação dos escravos, em 10 de fevereiro daquele mesmo ano.

Quem visita Redenção da Serra encontra ainda mais história. A cidade já foi parcialmente inundada, na década de 70, para a construção da represa de Redenção. Hoje o turista encontra uma nova cidade construída às margens da represa.

Certos pontos da cidade antiga continuam presentes atraindo vários visitantes. Um exemplo é a bela Paróquia de Santa Cruz, construída pelos escravos em 1882, em estilo romano. Outro ponto que guarda traços do passado é o prédio da Prefeitura: o sobrado foi construído por volta de 1877, em estilo neoclássico, e retrata a riqueza da época do café.

Localizada no alto da cidade, a Capela do Cruzeiro se transforma num mirante que garante uma visão marcante de Redenção da Serra. O local abriga em seu interior um dos maiores painéis pintados pelo Mestre Justino que retrata a criação do mundo.

Seguindo as tradições, o calendário da cidade tem como destaque as festas de Santa Cruz, padroeira do município, e São Benedito. Nas festividades, as capelinhas são enfeitadas com bandeirinhas e o espaço é garantido para curtir a música sertaneja de raiz ou regional. Além disso o artesanato reúne ótimas lembranças, entre as peças estão: balaios, apetrechos de bambu e petecas feitas com palha de milho.

Já na parte natural, o turista pode aproveitar a represa de Redenção para pescar ou dar um passeio de barco. No total há cerca de 200 ilhas e quem preferir pode simplesmente ficar à beira das águas observando o pôr-do-sol.

Do Portal do Governo do Estado