Pindorama ganha base comunitária de segurança distrital nos moldes do sistema japonês

Chuzaisho é uma base distrital no qual o local onde policial militar reside torna-se referência de atendimento às necessidades de segurança da comunidade

qui, 22/04/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar, por meio do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, inaugura nesta quinta-feira, 22, uma Base Comunitária de Segurança Distrital “Chuzaisho”, no quilômetro 56 da rodovia Engenheiro Cândido do Rêgo Chaves, no Distrito de Pindorama, em Mogi das Cruzes. A Chuzaicho é uma base que segue os moldes do sistema existente no Japão, no qual o local onde o policial militar reside torna-se referência de atendimento às necessidades relativas à segurança daquela comunidade.

O policiamento comunitário foi implantado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, e é mantido até hoje. A experiência japonesa se transformou em exemplo para o mundo. No Japão, existem os “chuzaishos”, que se localizam normalmente em bairros residenciais. É uma casa que serve de posto policial 24 horas, onde o policial reside com seus familiares. No Estado de São Paulo, este é o 35º Chuzaisho.

Da Secretaria da Segurança Pública