Pinacoteca tem galeria tátil para deficientes visuais

Esculturas estão expostas ao alcance das mãos e piso da galeria é tátil

sex, 24/04/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca de São Paulo oferece aos deficientes visuais uma galeria tátil de 12 esculturas brasileiras. Assim eles podem explorar a exposição conhecendo a dimensão, forma e textura das obras. Vale até bater levemente nas estátuas e cheirar as obras para identificar qual é o material utilizado na confecção da peça.

“Eles percebem mais rápido do que muitos que enxergam”, ressalta Amanda Tujol, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, que criou o projeto pioneiro da Galeria Tátil.

Todo o piso da galeria também é tátil, o que ajuda na orientação e direcionamento na exposição. Os textos e as etiquetas têm dupla leitura, letras ampliadas em tinta e em braile.

A seleção das obras foi feita por deficientes participantes de visitas orientadas nos últimos cinco anos. A escolha também levou em conta critérios de diversidade estética para facilitar a compreensão e apreciação artística. Todas pertencem ao acervo do museu e foram produzidas nos séculos 19 e 20.

Grupos agendados podem contar com visitas monitoradas e quem for por conta própria, pode solicitar no local o autoguia – catálogo de dupla leitura com imagens em relevo – e o CD de áudio que informa dados biográficos de cada obra.

Serviço

Pinacoteca do Estado
Praça da luz, 2, São Paulo
Galeria Tátil – 2o andar
Tel.: (11) 3324-1000