Pinacoteca recebe exposição da fotógrafa mexicana Graciela Iturbide

Divididas em seis módulos, exposição retrata a fragilidade das tradições ancestrais e sua difícil subsistência

sáb, 04/12/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta até 30 de janeiro uma exposição retrospectiva da fotógrafa Graciela Iturbide (México, 1942), com cerca de 80 imagens realizadas entre os anos 1960 até os dias de hoje em diversos países como México, Estados Unidos, Espanha, Índia e Itália.

Ganhadora em 2008 do Prêmio Hasselblad, o maior reconhecimento que um fotógrafo pode receber atualmente, a obra de Graciela é fundamental para se compreender a evolução da fotografia não só no México como no resto da
América Latina.

Divididas em seis módulos, as imagens retratam a fragilidade das tradições ancestrais e sua difícil subsistência; a interação entre natureza e cultura; a importância do rito no gesto cotidiano e a dimensão simbólica de paisagens e objetos encontrados a esmo ocupam um lugar central em sua trajetória. Autora de uma obra ampla, intensa e singular, Iturbide figura entre os grandes nomes da fotografia artística de inspiração social e cultural.

Perfil
Graciela Iturbide inicia sua trajetória como fotógrafa no final da década de 1960, depois de ingressar no Centro de Estudos Cinematográficos do México. Marta Dahó, curadora da mostra, salienta que “para Iturbide, fotografar é antes de tudo um pretexto para conhecer”. A intensidade de sua obra provém em grande medida de sua concepção da fotografia baseada no valor da experiência. “Sua singular forma de olhar se fez patente desde seus primeiros projetos, nos quais ela nos confronta com questões que ultrapassam as fronteiras de um âmbito geográfico específico: a fragilidade e a difícil sobrevivência dos sistemas socioculturais que convivem sob outras culturas hegemônicas; a presença do rito na gestualidade cotidiana ou, ainda, a dimensão simbólica de paisagens e objetos”.

Ao longo de sua carreira, Graciela recebeu vários reconhecimentos, destacando-se o Prêmio Eugene Smith Memorial Foundation por sua obra Juchitan, em 1988. Paralelamente, sua obra continua obtendo reconhecimento internacional: recebe o Grande Prêmio de Mois de La Photo de Paris, o Grande Prêmio Internacional do Museo de Fotografia de Hokaido, Japão, e o prêmio Nacional de Ciências e Artes do México, em 2009. Em outubro de 2010, recebe o prêmio Lucie Award em Nova York.

Serviço
Exposição Graciela Iturbide
Até 30/01/2011
Pinacoteca do Estado
Praça da luz, 02 Tel. (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura