Pinacoteca expõe Viagens pela AL, de Anni e Josef Albers

Obras remetem às viagens feitas pelos artistas ao México, Peru, Chile, Cuba, entre 1934 e 1967

ter, 13/01/2009 - 18h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura em parceria com a Pinacoteca do Estado abre a exposição Viagens pela América Latina no dia 17 de janeiro e fica em cartaz até dia 8 de março. A mostra conta com 230 obras do casal Anni e Josef Albers entre pinturas, desenhos, litografias, peças de tecelagem, foto-colagem, todas relativas às mais de 14 viagens feitas pelos artistas ao México, Peru, Chile, Cuba, entre 1934 e 1967.

Anni e Josef Albers estão entre os pioneiros do modernismo nas artes visuais da primeira metade do século 20. Eles estudaram na Bauhaus, uma das mais influentes escolas de arte do mundo, que tinha como orientação principal a colaboração entre artistas, arquitetos e artesãos. Anni se especializou em tecelagem tornando-se uma importante teórica e estudiosa da área. Já Josef dedicou-se especialmente à pintura, ao desenho e ao ensino das artes, e é reconhecido como um dos precursores do minimalismo.

O conjunto de todas as peças da coleção é carregado de valores da cultura dos países latinoamericanos visitados por eles. Outro destaque da mostra são as 60 fotocolagens, método pelo qual documentavam suas viagens. Além da exposição, também será exibido um vídeo que apresenta a trajetória dos artistas pelo mundo.

A Pinacoteca também anuncia a prorrogação da exposição de fotografias Intimidade: Julio Landmann que teve início no dia 30 de agosto e ficará em cartaz até 29 de março.

A exposição traz 30 fotografias coloridas que retratam a singular visão do artista sobre a natureza. Landmann começou aos 16 anos e para ele, fotografar é como descobrir um novo mundo, cheio de cores e formas diferentes.

Segundo Diógenes Moura, curador da mostra: “a fotografia de Landmann escorre sem pretensão nenhuma; é quase psicológica. Parte do que existe de mais simples entre terra, flor, caule e mato. Suas imagens são o positivo do que ele, como indivíduo, guarda em segredo. Intimidade pertence a um núcleo particular e raro. Para observar a mostra em sua totalidade, é preciso muito de um tempo de espera”.

Viagens pela América Latina – 17/1 a 8/3
Intimidade: Julio Landmann – 30/8 a 29/3

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
Tel.: (11) 3324-1000
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$4 e meia-entrada
www.pinacoteca.org.br

Da Secretaria da Cultura