Pinacoteca expõe acervo da Casa Guilherme de Almeida

Doze obras integram temporariamente a exposição de arte modernista na Pinacoteca

sex, 19/02/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O museu biográfico e literário Casa Guilherme de Almeida – que se encontra em fase de adequação para reabertura à visitação pública, prevista para o final de março – selecionou 12 obras de seu acervo de arte para integrarem temporariamente a exposição de arte modernista na Pinacoteca do Estado.

Até o dia 14 de março, quem for à Pinacoteca poderá apreciar uma parte significativa do acervo modernista do museu Casa Guilherme de Almeida, antiga residência do poeta modernista. São 12 obras de importantes artistas ligados ao modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Gomide, Brecheret e Lasar Segall.

As obras integrarão o circuito da exposição de longa duração do acervo da Pinacoteca, no segundo andar do edifício. A proposta da mostra temporária e a seleção das obras foi acertada pelas direções dos dois museus, pertencentes ao Estado de São Paulo e subordinados à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição de obras modernistas da Casa Guilherme de Almeida na Pinacoteca antecede a reabertura à visitação pública, prevista para o final de março.

Breve biografia de Guilherme de Almeida

Guilherme de Almeida nasceu em Campinas, SP, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, em 11 de julho de 1969, em sua residência da rua Macapá (hoje Casa Guilherme de Almeida). Foi um dos mentores do movimento modernista que culminou na famosa Semana de 1922. Dotado de reconhecido domínio técnico, o poeta transitou com igual competência por modelos composicionais diversos. Sua obra abarca extensa produção poética, assim como imensa produção em prosa (marcadamente na forma de crônicas e de artigos críticos sobre cinema, publicados em periódicos). Eleito “Príncipe dos Poetas Brasileiros” em 1959, membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras, o escritor atuou, ainda, em diversas vertentes da arte, como o desenho, a heráldica e o cinema. Como tradutor, Guilherme costuma ser lembrado pela excelência de suas realizações.

Serviço
Pinacoteca da Luz
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3324-1000
Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Ingresso combinado (Pinacoteca + Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia), entrada gratuita para menores de 10 anos. Grátis aos sábados
Estudantes com carteirinha e idosos pagam meia entrada
Para mais informações:
Casa Guilherme de Almeida – telefone: (11) 3673-1883 / 3868-4128
Sites: www.poiesis.org.br e www.pinacoteca.org.br

Da Secretaria da Cultura