Pinacoteca expõe a maior doação já feita ao museu

“Coleção Brasiliana: Versões e Narrativas” entra em cartaz no dia 11

sáb, 06/10/2007 - 10h29 | Do Portal do Governo

Inaugurada em 1905 para aproximar o público do movimento artístico ancorado por artistas paulistanos, a Pinacoteca do Estado, que possui grandes doações como as esculturas do artista plástico e escultor August Rodin (1840-1917)  oferecidas pelo Banco Safra, recebe neste mês a mais importante delas: a “Coleção Brasiliana”, composta de 477 obras pertencentes à Fundação Estudar. A partir do dia 11 de outubro, a Pinacoteca vai apresentar os 70 trabalhos desta coleção que inclui grandes nomes da arte realista como Rugendas, Debret e Albernaz. A curadoria é de Carlos Martins e Valéria Piccoli.

A mostra, cujo nome é “Coleção Brasiliana: Versões e Narrativas”, traça um panorama da arte produzida por artistas estrangeiros no Brasil entre os séculos XVII e XIX, quando estes saíam de seus países em busca das paisagens e os tipos sociais que viviam em terras brasileiras.

A exposição conta com pinturas, desenhos, esculturas, litografias, mapas da época em que o Brasil era parcialmente dominado pela Holanda, entre outras formas de manifestação artística. A mostra ainda inclui uma obra do artista Friedrich Hagedorn, que passou para a sua tela uma vista inusitada do Pão de Açúcar, hoje um importante ícone cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Os trabalhos “Coleção Brasiliana: Versões e Narrativas “ ocuparão o primeiro andar da Pinacoteca do Estado até outubro do ano que vem.

“Coleção Brasiliana: Versões e Narrativas”

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2

De 11 de outubro a outubro de 2008

De terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 4 e meia-entrada

Grátis aos sábados

Tel: 3324.1000

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)