Pinacoteca exibe mostra Árvores de São Paulo

Maioria das árvores registradas foi encontrada em locais de difícil acesso

sex, 26/03/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, em parceria com o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, a exposição de fotografias de Valdir Cruz, Árvores de São Paulo: Retratos da Natureza, com 30 fotografias em preto e branco, de 96 x 76 cm, adquiridas pelo Governo do Estado de São Paulo para integrar seu acervo.

A mostra expõe uma intensa pesquisa do artista que durante dez meses mapeou as espécies de árvores existentes no Estado de São Paulo. O projeto incluiu longos deslocamentos – mais de 16.000 quilômetros -, acampamentos precários, identificação, observação, mapeamento e, finalmente, a etapa final de estudo e seleção das imagens. Vale destacar ainda que a maioria das árvores registradas foi encontrada em locais de difícil acesso, no meio da Mata Atlântica.

As fotografias de Valdir Cruz, além do mapeamento das árvores paulistas, revelam o rigor estético e técnico do trabalho do artista, reconhecido internacionalmente. A curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Ana Cristina Carvalho, destaca que a importância do trabalho do artista ultrapassa o registro documental e o valor estético, pois chama a atenção para a preservação do meio-ambiente no estado de São Paulo: “(…) a importância do projeto dessa nova série de obras vai além do que a fotografia nos mostra: é, também, um sinal de alerta para a conscientização e o compromisso de cada um na preservação da flora diversa e abundante que São Paulo ainda possui”. No que diz respeito à técnica utilizada pelo artista – o pigmento sobre papel, de quatro cinzas e dois pretos -, neste trabalho o fotógrafo incorporou uma nova cor com um princípio de selênio, que dá maior nitidez à tonalidade da imagem.

Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná, em 1954. Embora more nos Estados Unidos há mais de vinte e cinco anos, o fotógrafo tem como foco principal de seu trabalho o povo, a arquitetura e a paisagem do Brasil. Desde 1994, sua atenção se concentra em Faces da Floresta, projeto em andamento que documenta a vida dos povos indígenas do norte da Amazônia e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenheim.

Serviço
Árvores de São Paulo: Retratos da Natureza – Fotografias de Valdir Cruz
Abertura – sábado, 27, a partir das 11 horas
Em cartaz até 2 de maio de 2010

Da Secretaria da Cultura