Pinacoteca exibe exposição Trilogia Vermelha – China até domingo, 3

Ideia da mostra é apresentar países sob o olhar dos fotógrafos viajantes

qua, 29/06/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição Trilogia Vermelha: China, com cerca de 60 fotografias (PB e colorida) realizadas na China, em 2010, pelos fotógrafos Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos. Além destas, também serão exibidas outras 20 imagens (PB e colorida) captadas na Rússia, em 2007, e em Cuba, em 2005.

Todas as obras integram o projeto Trilogia Vermelha, iniciado em 2005 na Pinacoteca do Estado, que já apresentou dois países sob o olhar dos fotógrafos viajantes. Em Era uma vez em Havana, 2005, Mauricio Nahas e Ricardo Barcellos registraram a intimidade do povo Cubano. Em Cosmos – Três Olhares sobre a Rússia, 2007, os fotógrafos retrataram a vida nas cidades de Moscou e São Petersburgo, após a abertura política iniciada em 1985, na então União Soviética. Nesta última parte da Trilogia, Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos apresentam pequenos ensaios fotográficos, cenas da religiosidade e do cotidiano chinês. As imagens foram captadas durante 40 dias nas cidades de Pequim (Beijing) e Xangai, e em outras 18 em pequenas cidades e províncias espalhadas pela China.

Segundo Diógenes Moura, curador da mostra, “A importância deste projeto se dá pela possibilidade de reunir três fotógrafos com olhares diferentes, em três países muito distintos e isso, de certa maneira, provoca um possível diálogo entre a fotografia documental e o retrato. Nesse momento em que o olhar da fotografia moderna é tão fragmentado, a Trilogia Vermelha China propõe um discurso de entendimento entre as linguagens de cada um desses artistas”.

Sobre Ricardo Barcellos

Ricardo Barcellos (Porto Alegre, RS,1969 ) graduou-se em Comunicação Social na PUC-RS em 1991. Neste período, mudou para São Paulo e trabalhou como assistente de fotografia para Enio Berwanger e Paulo Vainer. Em 1997 morou em Nova Iorque, onde fez um curso em manipulação de fotografia digital no International Center of Photography. Durante sua estadia nos Estados Unidos foi assistente do fotógrafo Craig Cutler. Em 1999, voltou ao Brasil e iniciou sua carreira em editoriais e fotografia publicitária. Em 2005, Barcellos foi premiado com dois leões de prata no Festival de Publicidade de Cannes, na França, e foi também o fotógrafo mais premiado do evento Prêmio Folha Meio Mensagem.

Sobre Paulo Mancini

Nasceu em São Paulo e começou a fotografar moda. Fixou-se em Milão por três anos e, em 1993, retornou ao Brasil, focando seu trabalho na publicidade. Participou de várias exposições coletivas e uma individual na Pinacoteca do Estado, intitulada Milagre. Publicou dois livros: “A Maquiagem Através dos Tempos”, em parceria com a Avon.

Sobre Mauricio Nahas

Maurício Nahas, (São Paulo, SP, 1965), ganhou dois leões de prata e um leão de bronze em Cannes. Ficou em 2º lugar no prêmio Conrado Wessel de Fotografia no ano de 2002 e em 2006, ficou em 1º lugar no prêmio Conrado Wessel de fotografia.

Serviço

Exposição Trilogia Vermelha – China
Data: Em cartaz até o dia 3/7
Local: Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02
Horário: Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$6 e R$3 (meia). Grátis aos sábados
Informações: Tel. (11) 3324-1000
http://www.pinacoteca.org.br

Da Secretaria da Cultura