Pinacoteca é o museu de arte mais antigo de São Paulo

Construída em 1905, a Pinacoteca é responsável por informar e formar famílias e cidadãos, não só de São Paulo, mas dos quatro cantos do país e do mundo

seg, 01/02/2016 - 16h26 | Do Portal do Governo

“É um lugar que nos representa, que conta quem somos.” É assim que Milene Chiovatto, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, define a importância do museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado.

Construída em 1905, a Pinacoteca é responsável por informar e formar famílias e cidadãos, não só de São Paulo, mas dos quatro cantos do país e do mundo. Ao adentrar o equipamento cultural, os visitantes deparam-se com obras de arte de diversos momentos históricos.

“O acervo da Pinacoteca está, hoje, com cerca de 10, 11 mil obras. É um acervo bastante abrangente, que dá um panorama da arte brasileira, desde os tempos coloniais até a contemporaneidade”, explica Valéria Piccoli, curadora-chefe da Pinacoteca.

Para além das obras, a arquitetura do Museu é uma preciosidade à parte. O prédio foi projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo e sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

Todas essas características explicam o porquê de a Pinacoteca ser um dos museus mais amados de São Paulo, capaz de despertar paixões a todos os visitantes. “É um lugar mágico, cheio de inspiração”, opina o visitante Rafael Kawakubo.

Do Portal do Governo do Estado