Pinacoteca comemora mês da consciência negra

Exposição tem cerca de 55 imagens em preto e branco que retratam o universo afro-brasileiro

sex, 06/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugura neste sábado, 7, a exposição “A Fotografia como Eu Sou”, de Lita Cerqueira. Com a curadoria de Diógenes Moura, a mostra conta com cerca de 55 imagens em preto e branco que retratam o universo afro-brasileiro unindo arte, religiosidade e cenas da vida no Brasil. 

Lita Cerqueira nasceu em 1952 em Salvador (BA), e no ano de 1971 deixou escola, família e trabalho para seguir em busca do sonho hippie. Fotógrafa autodidata, ela traduz, em sua obra, o cotidiano simples de anônimos, com cenas e retratos captados instantaneamente nas ruas. A mostra traz fotos selecionadas a partir do arquivo pessoal da artista, durante suas andanças, entre 1976 e 2002, pelos estados da Bahia, de Pernambuco, Alagoas e do Rio de Janeiro. 

A exposição “A Fotografia de Como Eu Sou” se insere no projeto de pesquisa que a curadoria da Pinacoteca vem realizando sobre fotógrafos brasileiros na última década e encerra a programação de 2009 no museu. 

No dia da abertura, Diógenes Moura apresenta o monólogo Eu: Quem? – Um Retrato em Preto e Branco, às 11h30, no auditório do museu. Convites devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria da Pinacoteca. 

Serviço
Exposição: A fotografia como Eu Sou – Lita Cerqueira
Data: de 7 de novembro a 7 de fevereiro de 2010
Local: Pinacoteca do Estado
Endereço: Praça da Luz, 2, Luz – São Paulo
Telefone: (11) 3324-1000
Funcionamento: terça a domingo, das 10 horas às 17h30
Ingresso: inteira R$ 6,00 e meia-entrada R$ 3,00. Menores de 10 anos entrada grátis
Grátis aos sábados
Mais informações: www.pinacoteca.org.br 
Acesso a portadores de deficiência
Estacionamento pago

Da Secretaria da Cultura