Pinacoteca comemora Mês da Consciência Negra

Duas exposições de fotografias serão abertas neste sábado, 17

sáb, 17/11/2007 - 13h26 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Pinacoteca do Estado inaugura duas exposições de fotografia: “Para Cobrir o Silêncio”, de Marcelo Rangel, e “Vão de Almas”, de Renan Cepeda.

Marcelo Rangel buscou retratar o sincretismo religioso afro-brasileiro em 45 imagens. A religião reforçava a identidade dos negros, dava forças para continuar vivendo em um país distante onde eram alvo de preconceito e desprezo.  Porém, cada divindade africana teve de ser assimilada aos santos da Igreja Católica. E o que era imposição tornou-se natural e nasceu o sincretismo religioso que enriqueceu ambas as culturas e ajudou as antigas tradições a sobreviver até hoje.

A outra exposição tem como tema a região chamada Vão de Almas, no norte de Goiás, onde vive o povo kalunga, descendente de escravos que viviam em quilombos. Hoje o acesso a essa região é feito a pé ou com mulas.  Os habitantes vivem em total isolamento, consumindo o que plantam e o que criam, sem as facilidades tecnológicas do mundo atual. Renan Cepeda apresenta 35 imagens feitas nessa área com o objetivo de mostrar a dissolução da cultura africana cultivada pelos kalungas.

SERVIÇO

Para Cobrir o Silêncio e Vão de Almas

De 17/11 a 30/01/08

De terça a domingo, das 10 às 18h.

R$ 4,00 e meia-entrada. Grátis aos sábados.

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2, Bairro da Luz, São Paulo – SP

(11) 3324 1000

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)