Pinacoteca abre mostra de fotografia do Ano da França no Brasil

"Á procura de um olhar" traz trabalhos históricos e atuais de artistas franceses e brasileiros

sex, 24/04/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a partir de amanhã, 25, a exposição de fotografia “À procura de um olhar: fotógrafos franceses e brasileiros revelam o Brasil”.

A exposição, em comemoração ao Ano da França no Brasil, conta com cerca de 200 imagens de importantes nomes da fotografia no Brasil e na França.

O percurso da mostra tem início nas obras de três importantes fotógrafos franceses, que atuaram no Brasil no século XX. São eles: Pierre Verger, que realizou imagens em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Belém e Recife; Jean Manzon, um dos mais importantes nomes do fotojornalismo que produziu imagens no Rio de Janeiro, em São Paulo e em cidades do Nordeste; e Marcel Gautherot com fotografias de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Bahia.

No segundo momento da exposição, três fotógrafos franceses atuais e outros três brasileiros foram convidados a realizar trabalhos que, de alguma maneira, dialoguem com as imagens históricas.

A mostra também presta uma homenagem ao antropólogo e filósofo Claude Lévi-Strauss, com 10 imagens realizadas entre 1935 e 1937, em locais como Avenida São João.

Depois de São Paulo, “À Procura de um olhar” segue para Salvador, Fortaleza e Belém ao e chega a Paris e Arles, em 2010.

Serviço

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 2
Tel.: (11) 3324-1000
A partir de 25/04
De terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4 e meia-entrada

Da Secretaria da Cultura