Pinacoteca abre exposição com obras de igrejas e monastérios da Idade Média

Objetivo é apresentar desenvolvimento cultural de Castela e Leão, na Espanha, e a influência das peregrinações à cidade de Santiago

dom, 18/03/2007 - 10h23 | Do Portal do Governo

A Estação Pinacoteca abre seu espaço para as 110 obras provenientes de igrejas e monastérios da Idade Média. São esculturas de pedra e madeira, objetos em marfim, ouro, prata e esmaltados, tecidos, códigos manuscritos e capitéis. A intenção da mostra é apresentar ao público o desenvolvimento cultural de Castela e Leão, na Espanha, e a influência das peregrinações à cidade de Santiago, entre os séculos XI e XIII.

Informações culturais e históricas são dadas sobre as regiões espanholas no período em questão, divididas em quatro segmentos temáticos. Também faz parte da exposição uma importante seleção de esculturas com algumas das principais representações religiosas da época encontradas aos arredores do Caminho de Santiago. O final da mostra se encerra com a apresentação de peças de arte de santuários e decorativas, que transmitem o grande poder da Igreja e da monarquia dos séculos XI a XIII.

Com o objetivo de aprofundar o contato com os conteúdos da mostra, será promovida uma extensa grade de atividades educativas. Visitas educativas para grupos escolares, de turismo, comunitários e projetos sociais podem ser agendadas pelos telefones (11) 3227-1655 ou 3313-4396, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.  Encontros com professores e educadores para apresentação da exposição e discussão de suas possibilidades pedagógicas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3361-5823, de segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas (a duração média dos encontros é de 3h30).

Caminhos de Santiago – Arte no período românico em Castela e Leão

De 22 de março a 06 de maio de 2007

De terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Ingressos: R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos sábados.

Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66 – próxima à estação Luz de trem e metrô. Fone: (11) 3337-0185

Da Secretaria da Cultura

(JH)