“Pílulas de humanização” são oferecidas a gestantes na Maternidade Interlagos

Com o projeto, médicos da instituição da Capital passam às futuras mães orientações essenciais durante o período pré-natal

sáb, 17/11/2007 - 10h26 | Do Portal do Governo

A importância de amamentar o bebê, os tipos de parto, a duração da gestação, a data provável do nascimento e situações emergenciais são informações básicas, mas ainda geram dúvidas e controvérsias para as futuras mamães. Muitas chegam ao parto sem esclarecimentos que deveriam ser feitos durante o pré-natal. Ainda há quem procure o pronto-socorro apenas quando o bebê está para nascer, sem ter realizado os exames periódicos e nem ter passado por consultas. Por conta dessa constatação, os médicos do Hospital Maternidade Interlagos, na Capital, estão fornecendo as principais informações, de forma padronizada, a todas as pacientes grávidas que chegam ao hospital.

Prestes a dar à luz, a futura mamãe de primeira viagem Fabiana Cruz de Souza lembra bem das informações recebidas sobre os tipos de parto e a importância da amamentação. “Fiquei sabendo que existe parto de lado e que o leite não é só o melhor alimento para o bebê, mas um carinho entre mãe e filho além do vínculo afetivo. Será um prazer amamentar a minha filha e cuidar bem dela. Aprendi até técnicas de congelar o leite”. Aos 23 anos, Fabiana diz que foi aconselhada a não oferecer chupeta nem mamadeira a Fabrícia (que completou 41 semanas de gestação) para não prejudicar os dentes e a fala.

As orientações, rotuladas de pílulas de humanização, ficarão registradas nas fichas das gestantes para assegurar que todas receberam a informação de maneira adequada, explica a diretora da Maternidade Interlagos, Sandra Regina Sestokas. “Sei, por experiência, que as consultas médicas são muitas vezes restritas às questões técnicas e às orientações básicas. E outras, essenciais, deixam de ser discutidas”. Como o Hospital Maternidade Interlagos, vinculado à Secretaria da Saúde, é a maior maternidade pública da região, há uma grande diversidade de público de mulheres gestantes e é preciso que todas tenham acesso às mesmas orientações, ressalta a médica. O perfil de quem chega à instituição vai de pessoas da classe média (cujos convênios não cobrem despesas de parto ou que estão desempregadas) até as mais carentes, acrescenta. 

Mais informação, menos insegurança

“Muitas gestantes chegam cheias de dúvidas no dia do parto e têm vergonha de fazer perguntas. Nosso objetivo é que as pacientes fiquem menos inseguras e mais informadas para cuidar melhor do filho”, afirma Sandra. Na maternidade são realizados 450 partos e 1,4 mil consultas por mês. Não há diferença entre os exames de pré-natal feitos na Maternidade Interlagos dos solicitados nos hospitais privados, garante a médica. Informa que o hospital também dispõe do exame de estreptocopos – bactérias que podem levar o bebê a ter meningite ou à morte, se a mãe portadora não receber tratamento.

Os médicos ministrarão, durante as consultas de pré-natal, pelo menos três pílulas. Como o período de gestação é dividido em três trimestres, as pílulas tratarão das principais questões de cada estágio da concepção, diz a doutora. Amamentando a filha recém-nascida Anna Beatriz, Elenilda da Silva conta que os médicos esclareceram suas dúvidas nas consultas de pré-natal antes que ela perguntasse. “Gostei muito de ouvir as explicações porque tinha esquecido quase tudo. Meu outro filho já está com 13 anos”.

Conheça o conteúdo das pílulas

A maior novidade, ressalta Elenilda, foi amamentar logo que terminou a cirurgia de cesárea, ainda na sala de parto. “Foi um pouco sacrificante porque estava com muita dor. Mas é bem melhor do que ficar com aquela sensação ruim quando levam seu filho embora, longe de seus olhos. Muitas mães não dão de mamar porque não insistem quando o bebê tem dificuldades de sugar. Ficam com preguiça”, opina. 

SERVIÇO

Hospital Maternidade Interlagos

Rua Leonor Alvim, 2111 – Interlagos – zona sul da capital

Mais informações, no site www.iminterlagos.com.br

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)