PIB nacional decresceria em 0,6% caso não houvesse Metrô de São Paulo

Estudo realizado com apoio da Fapesp avalia aspectos como economia e mercado de trabalho sem metrô

qui, 04/07/2013 - 19h50 | Do Portal do Governo

A economia brasileira perderia R$ 19,3 bilhões por ano caso São Paulo não tivesse metrô. A informação é de uma pesquisa coordenada pelo professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Eduardo Amaral Haddad.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Intitulado “The Underground Economy: Tracking the Wider Impacts of the São Paulo Subway System” (A Economia Subterrânea: Rastreamento dos Impactos mais Amplos do Sistema de Metrô de São Paulo), o estudo teve apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Para quantificar o impacto econômico do sistema metroviário paulistano, os pesquisadores utilizaram o conceito de “tamanho efetivo de mercado de trabalho”. Essa grandeza é definida pelo número de empregos que, a partir de seu local de residência, um trabalhador pode alcançar em determinado intervalo de tempo.

Quanto maior o “tamanho efetivo de mercado de trabalho”, maior a oferta de empregos para o referido trabalhador e maior a sua disponibilidade para trabalhar nas firmas possíveis de alcançar no intervalo de tempo considerado.

Com as equações montadas, os pesquisadores realizaram simulação eliminando o metrô, para determinar a influência específica dessa variável. Os cálculos mostraram que, nesse caso, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal decresceria em 1,7%. E o PIB nacional, em 0,6%. A partir daí, chegou-se ao número de R$ 19,3 bilhões por ano.

Do Portal do Governo do Estado