Petróleo e gás são tema de workshops da Cespeg

Durante os encontros serão divulgadas as ações desenvolvidas pelo Governo

sex, 14/11/2008 - 16h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promove entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro uma série de sete workshops para debater as ações para ampliação dos benefícios econômicos e sociais das atividades ligadas à exploração de petróleo e gás natural no Estado de São Paulo.

O objetivo dos workshops é colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes nos trabalhos da comissão. Durante os encontros também serão divulgadas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Os workshops contarão com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, além de outros secretários de Estado que fazem parte da comissão, empresários, pesquisadores e especialistas sobre o tema.

Confira abaixo o calendário dos workshops

24/11 – Cadeia de Fornecedores

O primeiro workshop da série irá abordar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O encontro pretende apontar as demandas atuais, barreiras e cenários futuros, com a exploração da Bacia de Santos e do pré-sal, junto aos fornecedores de bens e equipamentos, para formatar um plano que facilite o desenvolvimento e inserção das empresas paulistas no mercado, com o objetivo de viabilizar novas formas de estímulo à atividade industrial e de pesquisa.
Abimaq: Av. Jabaquara, 2925

25/11 – Impactos Econômicos e Fiscais

O workshop que irá debater os potenciais impactos econômicos e fiscais será feito no salão nobre da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo tratar do estímulo econômico promovido pelas atividades de produção e propor ações para a aplicação equilibrada e sustentada dos recursos obtidos com os royalties e participações especiais, com destaque na destinação de recursos aos projetos voltados ao desenvolvimento local e regional.
Auditório FGV: Rua Itapeva, 432 – 4º andar

27/11 – Infra-Estrutura e Escoamento

O tema Infra-Estrutura Geral e de Escoamento será debatido em workshop na Universidade de São Paulo (USP), que pretende discutir o planejamento de infra-estrutura e avaliar o tipo de investimentos e melhorias que deverão ser feitos em portos, aeroportos, terminais marítimos, rodovias e ferrovias, levando também em consideração o uso da Rede Paulista de Dutos e o PDD (Plano Diretor de Dutos da Petrobras) nas opções de escoamento.
USP: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380

28/11 – Impactos Regionais (sociais, urbanos e ambientais)

O workshop dos Impactos sobre o Desenvolvimento Regional será realizado em Santos, no campus Vila Mathias da Universidade Paulista (Unip), e terá como objetivo analisar os principais impactos nas formas de uso e ocupação do solo, meio ambiente e demandas por equipamentos públicos (educação, saúde e transporte público) nas áreas próximas às estruturas de exploração e produção de petróleo e gás natural no litoral paulista.
Unip/Santos: Rua Rangel Pestana, 147 – Vila Mathias – Santos-SP

1/12 – Pesquisa e Inovação Tecnológica

O tema Pesquisa e Inovação Tecnológica será discutido durante workshop na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que terá como meta debater as necessidades de pesquisa e inovação para as empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo e suas indústrias fornecedoras de bens, materiais, peças, máquinas e equipamentos, além de identificar formas de facilitar o acesso a recursos financeiros para pesquisas de alto valor agregado, tais como corrosão de materiais em condições exploratórias, novos compostos e reservatórios carbonatados.
FAPESP: Rua Pio XI, 1.500 – Alto da Lapa

3/12 – Construção Naval

O workshop que irá debater o tema Construção Naval será na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pretende discutir a indicação de ações para a viabilização da instalação de novos estaleiros, supply houses e estruturas de apoio à construção e reparo de cascos e plataformas, além da articulação com concessionárias na Bacia de Santos para orientar a demanda junto aos fornecedores paulistas.
FIESP: Av. Paulista, 1313 – 15º andar

4/12 – Formação da Mão-de-obra

O workshop sobre Formação da Mão-de-Obra será realizado na Fiesp e irá debater as principais demandas por formação de mão-de-obra, como a estruturação de cursos e grades curriculares para promover a capacitação adequada, por meio da expansão da oferta de formação técnica e superior do Centro Paula Souza, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs).
FIESP: Av. Paulista, 1313 – 15º andar

Cespeg

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Coordenada pelo governador José Serra, a comissão trabalha para consolidar a inteligência do petróleo em São Paulo, potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades de exploração, atender às demandas da cadeia produtiva do setor, fortalecer o parque industrial paulista para atender essa nova demanda e ampliar a pesquisa tecnológica e de inovação.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Serviço

Workshops da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg)
Data: de 24/11 a 4/12
Horário: 8h30 às 12h30
Informações e inscrições: www.desenvolvimento.sp.gov.br  

Da Secretaria de Desenvolvimento