Pessoas com deficiência vão ter moradia com construção especial

Pioneiro, decreto institui nova política habitacional com uso democrático do espaço

qui, 25/09/2008 - 17h01 | Do Portal do Governo

As casas construídas pelo Governo do Estado vão passar a ter novo padrão de construção, especialmente desenvolvido para permitir o uso por qualquer pessoa, inclusive aquelas com alguma deficiência.

Por decreto a ser assinado pelo governador José Serra, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai adotar na construção de moradias populares os princípios do Desenho Universal, que propõe habitações acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características.

Nas casas projetadas pela CDHU, as cozinhas e banheiros deverão ter espaço para facilitar a movimentação de cadeiras de rodas; as portas passarão a ter 90 centímetros de largura; pontos de tomadas e interruptores serão instalados em alturas adequadas para todos os usuários e campainhas terão sinais sonoros e luminosos. Nos projetos de urbanização serão definidas rampas de acesso, pisos antiderrapantes, barras de proteção e guias rebaixadas para travessia de ruas.

Desenho Universal

O Desenho Universal é uma forma de conceber espaços e produtos arquitetônicos (casas, apartamentos) e urbanísticos (sistemas de acesso, rampas, sinalizações, equipamentos), que atendam ao maior número possível de usuários como crianças, idosos e pessoas com restrições – físico-motoras, sensoriais, cognitivas – temporárias ou permanentes.

A adoção das concepções do Desenho Universal nos projetos arquitetônicos e urbanísticos é um processo que está em curso, de maneira diferenciada, em todo o mundo, com a evolução dos estudos da ergonomia aplicada aos produtos voltados à moradia, equipamentos públicos e de lazer, sistemas de circulação e áreas livres.

São Paulo é pioneiro na introdução dos princípios do DU na construção de moradias populares, como política pública. Outros estados e municípios adotam apenas adaptações ergonométricas das normas ABNT.

 Ludenbergue Góes