Pessoas com deficiência terão centro de reabilitação móvel

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro e o programa educativo Sinal Verde. O governador José Serra e a […]

qua, 03/12/2008 - 16h20 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro e o programa educativo Sinal Verde. O governador José Serra e a secretária Linamara Rizzo Battistella, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participaram do evento, que marca a comemoração pelo Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro, inédita no país, vai percorrer os municípios do Estado de São Paulo, levando atendimento às pessoas com deficiência. Além de avaliação médica, fornecerá recursos necessários de órteses e próteses e cadeiras de rodas.

O atendimento será feito com base na demanda registrada pela Secretaria de Estado da Saúde nos municípios de São Paulo. A primeira viagem da Unidade Móvel deverá acontecer na segunda semana de dezembro, pela região do Vale do Paraíba.

A Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,70m de largura, pesa 20 toneladas e demandou três meses para ser montada e adaptada, com o trabalho de 10 profissionais. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde(dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro). farão o atendimento.

Além da Unidade Móvel de Reabilitação, a Rede Lucy Montoro será composta por seis unidades em diversas regiões do estado, com investimentos de R$ 52 milhões. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo, e, em breve, devem ser lançadas unidades em Santos e em outras duas em cidades a serem definidas.

Cada uma dessas unidades terá  uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.

Sinal Verde

O kit do programa educativo “Sinal Verde – um novo olhar sobre a lesão medular”, será usado em treinamento de profissionais de postos de saúde, hospitais estaduais e municipais para atenderem de forma adequada pessoas com lesão medular. A primeira tiragem será de mil exemplares, contendo um DVD com depoimentos de profissionais do Hospital das Clínicas, além de imagens e depoimentos das próprias pessoas com deficiência, uma cartilha com os cuidados que a pessoa precisa ter em sua vida e a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.