Pesquisas que fizeram e fazem história no Ital

Muitos dos trabalhos do instituto resultaram em verdadeiros marcos da industria alimentícia

seg, 27/08/2007 - 11h23 | Do Portal do Governo

No histórico de trabalhos do Ital constam importantes pesquisas, que resultaram em alguns marcos para a indústria de alimentos. Exemplos nesse sentido são o desenvolvimento do leite de soja, do suco de laranja concentrado e congelado – importante produto nacional de exportação –, e a elaboração da farinha láctea e do leite de coco tipo A, entre muitos outros. Veja alguns desses trabalhos:

Produtos derivados de soja

Desde o final da década de 60, o Ital pesquisa a soja. Entre os produtos desenvolvidos, podem ser destacados o extrato protéico de soja (“leite de soja”); a suplementação protéica mista (soja e outros produtos); os flocos de soja; as farinhas mistas; e as farinhas mistas desengorduradas.

Palmito

Os padrões de identidade e de qualidade do palmito industrializado foram elaborados pelo Ital, sendo a primeira proposta de padrão internacional submetida por um país da América do Sul. Além disso, o Instituto capacitou empresários e técnicos do governo responsáveis pela fiscalização do produto em todo o País.

Produtos longa vida

O Ital mantém, desde o início da década de 80, uma planta piloto para processamento UHT ou UAT (ultra-alta temperatura) com envase asséptico, em parceria com a Tetra Pak. Ali foi desenvolvida grande parte dos produtos longa-vida existentes hoje no mercado.

Embalagem em papelão ondulado para hortifrutícolas

O objetivo do projeto foi o de desenvolver sistemas de embalagens para sete produtos hortícolas (pêssego, uva, laranja, berinjela, cenoura, goiaba e pepino) tecnicamente aprovados e adequados ao sistema de distribuição e transporte do país como uma das medidas necessárias para redução das perdas agrícolas.

Progex Alimentos – Programa de Apoio à Exportação

Este programa apóia as micro e pequenas empresas que desejam exportar e que, para tanto, necessitam adaptar tecnologicamente seus processos e produtos.

Frutas desidratadas

O Ital desenvolve trabalhos na área de desidratação de vários tipos de frutas desde a década de 70. Entre as técnicas que utiliza está a da pré-secagem osmótica, que resulta em um alimento mais macio.

Frutas estruturadas

Um produto com o aspecto de bala de goma, sabor de bala de goma, mas com características nutricionais de fruta. Esse produto (a fruta estruturada) existe e foi desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Hortifrutículas. O resultado é um alimento constituído de 50% de polpa de fruta.

“Chips” de hortícolas

Os objetivos básicos deste trabalho foram o desenvolvimento tecnológico dos “chips” de hortícolas, a partir do processamento de cenoura, beterraba, abóbora japonesa, mandioquinha, salsa e inhame, e a elaboração de perfil para implantação de unidade industrial para produção dos “chips” acondicionados em pacotes aluminizados de 40g. Os “chips” das hortícolas desenvolvidos, diferentemente do “chips” convencionais atualmente produzidos, apresentam teor de gordura próximo a zero.

Microfiltração

Desde 2004, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios desenvolve pesquisas em microfiltração. Atualmente, os pesquisadores trabalham em dois projetos: obtenção de leite com vida-de-prateleira estendida; e sua utilização como fonte para estudo do papel da microbiota dos queijos. Algumas das principais características da microfiltração são: manutenção das propriedades nutricionais e do sabor do leite in natura; e maior vida de prateleira, graças à diminuição da carga de microorganismos.

Castração cirúrgica do suíno

A castração do suíno macho é obrigatória pela legislação brasileira e, caso não seja realizada, pode resultar na rejeição dos consumidores, devido a um odor desagradável presente no tecido gorduroso quando aquecido. O procedimento de castração cirúrgico, realizado tradicionalmente, traz, porém, uma série de desvantagens relacionadas à produção do animal e ao seu bem-estar. Há, por isso, uma busca por alternativas a este método. Uma delas – uma vacina natural –  foi testada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Carnes. Após os testes realizados pelo Centro, o registro foi aprovado e, no momento, estão sendo feitos testes comerciais em grande escala com as sete maiores empresas de carne do País.

Produção de derivados de macadâmia

O Brasil exporta a maior parte de sua produção de macadâmias por meio de unidades beneficiadoras. A noz macadâmia pode ser aproveitada industrialmente para uma infinidade de produtos, como chocolate, bombons, cremes, loções cosméticas, além de ser amplamente consumida crua, torrada, salgada, doce, envolvida em chocolate, caramelada, etc. O Ital tem desenvolvido projetos na área de produtos drageados com noz macadâmia. A tecnologia de drageamento permite recobrir as macadâmias com coberturas doces, salgadas e ainda coberturas de chocolate, agregando valor a esta noz que já possui grande apelo comercial.

Avaliação de copos descartáveis

Graças a apelos dos consumidores, que reclamavam para o Procon e para o INP (Instituto Nacional do Plástico) da qualidade dos copos plásticos descartáveis, foi elaborada, em 2002, a norma NBR 14.865:2002. Na ocasião, o Ital, por meio de seu Centro de Tecnologia de Embalagem, foi um dos institutos de pesquisa a participar da comissão elaboradora da norma ao lado do INP e de fabricantes do produto.

Joice Henrique

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ital

(I.P.)