Pesquisas da Unesp recebem Prêmio Capes de Tese

Os trabalhos premiados são dos câmpus de Rio Claro, Botucatu e Jaboticabal

ter, 29/01/2008 - 11h44 | Do Portal do Governo

Três pesquisas da UNESP foram vencedoras da edição 2007 do Prêmio Capes de Tese, que outorga distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, levando em conta os quesitos originalidade e qualidade. Os trabalhos premiados são dos câmpus de Rio Claro, Botucatu e Jaboticabal, nas áreas, respectivamente, de Geociências, Medicina e Zootecnia/Recursos Pesqueiros.

Em 2007, foram inscritas 417 teses. Para chegar ao resultado final, foram cumpridas três etapas, que incluíram a avaliação por comissões de premiação, revisão e concessão dos prêmios, envolvendo um total de 51 comissões e 207 consultores de diversas instituições de ensino superior do Brasil

Na categoria Geociências, Thomas Lafayette Brenner, foi premiado pela tese A jazida de níquel, cobre e platinóides de Fortaleza de Minas: aspectos tectônicos, vulcanológicos e tipos de minérios, defendida no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), câmpus de Rio Claro, orientado por Sebastião Gomes Carvalho.

O trabalho reúne três artigos científicos sobre a mencionada jazida, descoberta em 1983 e localizada a cerca de 4 km da pequena cidade de Fortaleza de Minas, no Sudoeste do Estado de Minas Gerais.

O autor, que atuou como geólogo residente na mina, estuda o imenso acervo de informações de natureza geológica gerado desde a descoberta do local, trazendo informações sobre a fase de lavra a céu aberto, lavra subterrânea e beneficiamento do minério

Na área de Medicina, a premiada foi Ana Cláudia Pelizon, com a tese Vacina gênica (DNAhsp65) para tuberculose em camundongos neonatos, defendida na Faculdade de Medicina em Botucatu. O estudo investiga as características e a eficácia da resposta imune induzida pela vacina gênica para tuberculose em camundongos neonatos.

O terceiro prêmio, na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros, foi para Daniel Emygdio de Faria Filho, com a tese Aspectos produtivos, metabólicos, econômicos e ambientais da nutrição protéica para frangos expostos ao calor, orientada por Renato Luis Furlan, defendida na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, câmpus de Jaboticabal.

A tese reúne três pesquisas para verificar os aspectos produtivos, metabólicos, econômicos e ambientais da nutrição protéica para frangos de corte expostos ao calor. “Elas constatam que o estresse por calor prejudica o desempenho, aumenta o teor de gordura nos cortes comerciais e aumenta a excreção de nitrogênio para o ambiente”, afirma Faria Filho.

Além disso, conclui que as rações com alto teor protéico são tecnicamente viáveis para frangos de corte criados em ambiente termoneutro ou quente, no entanto, aumentam a excreção de nitrogênio. Verifica ainda que o estresse por calor e a proteína dietética alteram o metabolismo energético e protéico dos frangos que são responsáveis pelas alterações de desempenho, características de carcaça e excreção de nitrogênio.

“Os modelos de superfície de resposta elaborados são eficientes em predizer o ganho de peso e a conversão alimentar dos frangos e, com os modelos desenvolvidos é possível determinar os níveis de proteína, a temperatura de criação e a idade de abate”, afirma Faria Filho.

Os vencedores recebem diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano para o autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes, conforme as normas de seus programas regulares; e distinção a ser concedida ao programa em que a tese foi defendida.

Instituído em 2005 pela Capes (Coordenação de perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Prêmio destina-se a cada uma das áreas do conhecimento coberta por um representante na Capes.

Informações:

www.capes.gov.br/avaliacao/premio_capesteses07.html

Da Unesp