Pesquisadores da USP participam de projeto de mapa do Universo em alta precisão

Aproximadamente 70 profissionais de todo o mundo trabalham em parceria, com investimentos de R$ 40 milhões

qua, 05/09/2012 - 19h31 | Do Portal do Governo

 

Pesquisadores da USP participam de um projeto internacional que produzirá mapas tridimensionais indicando com alta precisão a localização de galáxias, quasares e outros objetos no Universo. Coordenado por instituições do Brasil e da Espanha, o projeto deve concluir em dois anos a instalação de um novo observatório astronômico situado na Espanha. Dotado de telescópio com câmera de altíssima resolução, o equipamento fará um mapamento do Cosmos por cinco anos.

Os investimentos são de aproximadamente US$ 40 milhões. Os mapas serão usados no estudo da estrutura da energia escura e da matéria escura e em questões ligadas à expansão acelerada do Universo. O objetivo principal do projeto é estudar a natureza da energia e da matéria escura. A energia escura, acreditam os cientistas, é responsável pela expansão acelerada do Universo.

O observatório será construído na Espanha. As instalações, incluindo o telescópio com espelho de 2,5 metros de diâmetro, devem estar em funcionamento até 2014, e o trabalho de mapeamento deve durar de cinco a seis anos. O projeto envolve aproximadamente 70 pesquisadores de todo o mundo. 

Do Portal do Governo do Estado