Pesquisadores da USP criam portal de blogs científicos

Também está em elaboração o C&Tube, um blog exclusivamente com vídeos sobre ciência

sex, 09/05/2008 - 16h45 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Laboratório de Divulgação Científica do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP, criaram o Anel de Blogs Científicos, um portal que reúne tudo que se publica sobre ciência em língua portuguesa na internet. O objetivo é criar uma blogosfera científica, ou seja, blogs (páginas pessoais) interligados entre si. Também está em elaboração o C&Tube, um blog exclusivamente com vídeos sobre ciência.

Nas primeiras semanas de funcionamento o Anel já reúne mais de 25 blogs da área e a estimativa é de se chegar nos próximos dias há 200 blogs cadastrados. “Esperamos que essa concentração de links provoque um aumento do fluxo de visitas nos blogs e um maior intercâmbio e troca de experiências entre blogueiros científicos”, explica o professor Osame Kinouchi Filho, da FFCLRP, que integra a equipe responsável pelo projeto.

O projeto pretende realizar uma expansão da blogosfera científica. “Já existe uma experiência grande nos Estados Unidos, de blogs de língua inglesa, e mesmo a blogosfera científica portuguesa é maior que a brasileira. Tem muito potencial de expansão no Brasil”, conta Kinouchi. Participam também o professor Luciano Bachmann e a psicopedagoga Angélica Mandrá, também da FFCLRP, e Gustavo Zedy Miranda Forte, aluno de graduação em Informática Biomédica, curso oferecido em conjunto pela FFCLRP e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

A idéia, segundo Kinouchi, partiu da reunião de pessoas que já mantinha seu blog ou tinha interesse em divulgação científica, ou ambos os interesses. “Concluímos que tais atividades poderiam ser melhores desenvolvidas se um laboratório específico ou de um grupo de trabalho fosse organizado para esse fim”, relata.

Laboratório Inicialmente, a equipe do projeto pensou em montar apenas um portal na internet, mas com o interesse de outros professores, não necessariamente vinculados a blogs, foi criado há dois meses o Laboratório de Divulgação Científica, do Departamento de Física e Matemática da FFCLRP. “O objetivo é estudar e experimentar novas mídias para a divulgação da cultura científica como ferramentas pedagógicas”, diz o professor.

O C&Tube, por exemplo, é um blog que conterá apenas essas novas mídias, na área de divulgação científica, de preferência em português. Este blog, no futuro, organizará tais vídeos por disciplinas e categorias, facilitando o acesso de profissionais, professores e estudantes de todas as idades, interessados em usá-los como demonstrações e material didático.

O Laboratório de Divulgação Científica, o Anel de Blogs Científicos, assim como todo o projeto, é aberto para pesquisadores, cientistas e colaboradores, visto sua plataforma de desenvolvimento open source Joomla, (www.joomla.org), com total suporte ao Gerenciamento de Conteúdo. O portal não hospeda blogs, mas apenas provê links para eles. “Em breve haverá também um serviço de mini-feeds, ou seja, quando um blog colocar um novo post no ar, automaticamente seu título aparecerá destacado em uma lista”, diz Gustavo Zedy Miranda Forte.

Serão aceitos blogs escritos primariamente, não exclusivamente, em português e que tenham conteúdo científico, didático e de divulgação científica. Também são apropriados blogs pessoais de cientistas, onde a cultura científica seja discutida e o cotidiano da vida do cientista representada e blogs de humor com piadas sobre ciência. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail forte@fmrp.usp.br.

O grupo organiza o I Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa, que acontecerá dias 11 e 12 de setembro, nas dependências da FFCLRP, com a presença de jornalistas científicos, cientistas e estudantes interessados nesta nova mídia.

Da USP