Pesquisadores da USP criam novo conceito de biblioteca escolar

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sex, 11/05/2001 - 16h01 | Do Portal do Governo

Um novo modelo de biblioteca, mais interativa e dinâmica, foi instalada na Escola Municipal de Primeiro Grau Professor ‘Roberto Mange’, localizada no Jardim Esther, um bairro carente da zona oeste da capital paulista. Com o apoio da FAPESP, no âmbito do Programa Melhoria do Ensino Público, a iniciativa é resultado do projeto Serviços de Informação e Educação, Biblioteca e Escola: Novos Paradigmas. A equipe responsável é coordenada pelo professor Edmir Perrotti do Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

A essência do modelo é a circularidade da informação, em que há diálogo entre os diferentes repertórios culturais da biblioteca e seus usuários, envolvendo o espaço físico, mobiliário intercambiável, além da multiplicidade de recursos: um acervo de 5 mil livros, alguns escritos pelas próprias crianças, computadores, música e televisão. A idéia é estimular os alunos a aprenderem a se relacionar com a informação que aparece em diferentes suportes.

A biblioteca interativa da EMPG ‘Roberto Mange’ tem recebido um grande número de pedidos de municípios interessados em implantar projetos semelhantes, a ponto de justificar a criação de um núcleo, no Departamento de Biblioteconomia da ECA, para apoiar essas iniciativas.

O projeto envolveu um grupo de 18 professores da ECA, cinco bolsistas da própria escola e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que ajudaram na concepção arquitetônica do ambiente. A experiência mostrou que os conhecimentos produzidos na universidade podem afetar diretamente o ensino e a cultura no país.