Pesquisadores da Unesp criam sistema motorizado para cadeiras de rodas

Projeto de mestrado desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá terá baixo custo e visa a inclusão social

ter, 18/09/2012 - 11h33 | Do Portal do Governo

Um sistema automotor de tração pode facilitar o dia a dia de usuários de cadeira de rodas. O projeto foi desenvolvido pelo aluno Júlio Oliveto Alves no seu mestrado, em parceria com o professor Victor Orlando Gamarra-Rosado, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), câmpus de Guaratinguetá.

A tecnologia é simples, uma terceira roda dianteira com baterias, e o custo é baixo: a redução prevista é de até 60% em relação a produtos similares importados. Com o sistema, será possível enfrentar um trecho de subida com até 40% de inclinação. O protótipo foi apresentado em agosto, na Feira de Reabilitação 2012 realizada em São Paulo.

Segundo seus inventores, o equipamento é de fácil instalação em qualquer modelo de cadeira de rodas e pode ser utilizado em diferentes tipos de terreno, mas exclusivamente em ambientes externos. Suporta até 90 quilos com velocidades superiores a 30 quilômetros por hora, reduzindo para 5 quilômetros por hora nos trechos de subida. O pedido de patente da tecnologia já foi encaminhado pela Agência Unesp de Inovação (AUIN) junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Do Portal do Governo do Estado