Pesquisadores da Secretaria oferecem curso na área de cana

O curso terá duração de dois anos e será realizado nas usinas do grupo parceiro

qui, 12/04/2007 - 16h15 | Do Portal do Governo

Pesquisadores científicos das unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da APTA – Pólos Regionais do Centro Oeste e Centro Sul, Fundação Bradesco e Grupo Virgolino de Oliveira, desenvolvem o projeto “Curso técnico Agrícola com Ênfase na Cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, no qual ministram aulas de diferentes temas aos trabalhadores de campo de usinas em Catanduva e Itapira.

“O objetivo do curso é aprimorar a formação técnica dos trabalhadores de campo das usinas, além de torná-los agentes de difusão e líderes em suas atividades no campo”, conta a pesquisadora científica e diretora do Pólo Regional do Centro Sul Raffaella Rossetto.

O curso, com duração de dois anos, iniciado agora em abril, acontecerá nas usinas do grupo parceiro, localizadas nas duas cidades. As aulas dos pesquisadores abordarão temas como mecanização, adubação, pragas, doenças, fisiologia da cana, irrigação e drenagem. Segundo a pesquisadora Rafaela, os temas estarão teoricamente ligados à cultura da cana-de-açúcar em geral, porém nas aulas práticas, os alunos conhecerão os problemas característicos das plantações da região.

O curso de formação de técnicos na produção de cana-de-açúcar foi aprovado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e é composto por 58 alunos, funcionários da usina, que se inscreveram antecipadamente para o programa e foram selecionados pela sua atuação e capacidade de liderança.

O objetivo é multiplicar ações como estas em parcerias com a iniciativa privada.

O estado de São Paulo possui hoje 4,2 milhões de hectares cultivados com cana e estimativa de produção da ordem de 284 milhões de toneladas. Maior produtor de açúcar e álcool, São Paulo respondeu por 72,4% das exportações brasileiras do setor, com o equivalente a US$ 5,65 bilhões.

Mais informações sobre o Curso técnico em formação de produtores de cana-de-açúcar com a pesquisadora científica Raffaella Rossetto pelo email raffaella@aptaregional.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento