Pesquisadores criam site para reduzir fotos de graça

Serviço foi criado por meio de parceria entre a USP e a UFSCarlos

qui, 20/03/2008 - 15h40 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da USP São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos criaram o Reduzfoto.com.br, o primeiro site brasileiro que reduz imagens digitais. O uso é gratuito e o serviço foi criado a partir de parceria entre as universidades, o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e a empresa Aptor Software.

O site dispensa cadastro e instalação de editores de imagens semelhantes ao Photoshop. Instantâneo, atende ao usuário que deseja somente reduzir o tamanho de uma foto e, em muitas situações, usa computadores compartilhados, ou seja, os disponíveis em lan-houses, universidades e empresas.

Diminuir o tamanho da imagem facilita a transmissão por correio eletrônico e publicação em sites e blogs. Soluciona um problema comum, o fato de o usuário muitas vezes fotografar com câmera digital na resolução máxima, para obter qualidade satisfatória de impressão – porém, depois não consegue encaminhá-la pelo e-mail porque o arquivo fica muito pesado, isto é, excede a quantidade de megas. No site, há três escolhas predefinidas para a redução da foto, nos tamanhos grande, médio e pequeno. Uma quarta opção (chamada avançado) permite diminuir as dimensões a partir de duas medidas de grandeza: porcentagens ou pixels.

A idéia surgiu da dificuldade de usuários que não conseguiam enviar fotos pela Internet e perdiam muito tempo utilizando editores de imagens de uso complexo. Em dois meses de funcionamento e sem divulgação, o site já diminuiu 11,5 mil fotos de internautas.  

Qualidade satisfatória – A qualidade das fotos reduzidas é satisfatória, sem cortes nem inserção de marcas-d’água. Existem sites estrangeiros que também oferecem o serviço; contudo, o usuário pode ter dificuldades de compreensão do idioma. As fotos ficam armazenadas no portal durante 15 minutos para o usuário fazer a cópia da versão reduzida em seu computador. Também é possível informar o link da visualização da foto para outra pessoa.

De acordo com Thiago Jabur, gerente da Aptor Software e doutorando pela USP, essa é uma tendência no desenvolvimento de aplicativos na rede virtual. São os chamados SaaS no inglês: Software as a Service; no português: Software como um Serviço. O Google é o precursor mundial em aplicações on-line gratuitas, com editor de textos, planilhas e apresentações. Em breve, serão oferecidos novos serviços no reduzfoto.com.br, como jogos de quebra-cabeças e apresentações de slides com as fotos enviadas. 

Da Agência Imprensa Oficial