Pesquisadores apresentam alternativas de sustentabilidade em reunião técnica na cidade de Andradina

A reunião alertará a potencialidade que a região possui para viabilizar a produção dentro da realidade das grandes e pequenas propriedades

qui, 22/02/2007 - 20h14 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores do Pólo Regional do Extremo Oeste, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a “I Reunião Técnica: Alternativas de sustentabilidade da propriedade rural na região Oeste do Estado de São Paulo”, no qual serão apresentadas alternativas de cultivo e criação para esta região.

A reunião alertará a potencialidade que a região possui para viabilizar a produção dentro da realidade das grandes e pequenas propriedades, que não fique apenas na criação de gado de corte, uma prática rural comum na região.

Segundo o pesquisador científico e coordenador da reunião, Ricardo Lopes Dias da Costa, as alternativas apresentadas serão mais adequadas às condições climáticas e de solo que a região do Extremo Oeste do Estado de São Paulo possui, porém os problemas que serão abordados no encontro abrangem as dificuldades comuns e de interesse dos produtores de diversas regiões do país.

Além disso, Costa afirma que as propostas apresentadas estarão dentro da temática ecológica do reflorestamento e cuidados com os resíduos tóxicos, principalmente no cultivo de seringueira e eucalipto além da criação de suínos.

O primeiro dia do evento apresentará as alternativas dentro da produção vegetal como a cultura de seringueiras, eucaliptos, cana-de-açúcar e horticultura. O segundo dia irá focar a parte animal, como a criação de animais silvestres, suínos, codornas, peixes, além da ovinocultura e bovinocultura de leite.

Como destaques da reunião, serão apresentadas técnicas de cultivo de cana-de-açúcar e criação da bovinocultura de leite, duas novas formas de aumentar a renda nas propriedades, com condições favoráveis na região e grande aceitação pelos produtores.

O encontro contará com palestras de pesquisadores de diversos Pólos de Regionais da Apta Regional, além de palestrantes de empresas privadas.

Mais informações sobre o evento “I Reunião Técnica: Alternativas de sustentabilidade da propriedade rural na região Oeste do Estado de São Paulo” com o pesquisador científico Ricardo Lopes Dias da Costa, pelo e-mail: rldcosta@aptaregional.sp.gov.br

Serviço:

I Reunião Técnica: Alternativas de sustentabilidade da propriedade rural na região Oeste do Estado de São Paulo

Dia 27 e 28 de fevereiro – horário: a partir das 7:30h

Pólo Regional do Extremo Oeste – UPD Andradina

Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional

C.M.