Pesquisadora da Unicamp desenvolve computador que fala

Estudo foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec), sob orientação do professor Fábio Violaro

qua, 29/05/2013 - 21h32 | Do Portal do Governo

A engenheira eletricista da Unicamp Sarah Negreiros de Carvalho, aprimorou a técnica de conversão de textos em fala. Baseada em uma técnica denominada HMM, a pesquisadora criou uma fala emitida pelo computador mais próxima possível da voz humana.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec), sob orientação do professor Fábio Violaro e por enquanto, gera o som de frases automaticamente para língua inglesa. O estudo, em prática, para a língua portuguesa foi possível graças a um banco de falas e etiquetas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Sarah Carvalho, ao contrário das técnicas usualmente utilizadas, no estudo proposto, ao mudar os parâmetros estatísticos é possível transformar a voz masculina em feminina, em voz de criança, ou incluir emoção no discurso. “Uma voz raivosa, por exemplo, pode ser gerada sem precisar regravar ou alterar o banco de dados de falas”, disse.

Do Portal do Governo do Estado