Pesquisador recebe prêmio por trabalho com mamona

Cerimônia de entrega acontece nesta segunda, às 19h30, em São Paulo

sex, 13/04/2007 - 19h15 | Do Portal do Governo

Na cerimônia de premiação, marcada para segunda-feira,16, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, entrega o prêmio ao pesquisador Angelo Savy.

Ele receberá um troféu e um certificado como forma de reconhecimento pela sua contribuição no desenvolvimento científico e tecnológico de fontes de energia renovável, foco desta edição do prêmio.

O pesquisador foi um dos responsáveis por quatro das seis variedades de mamona desenvolvidas pelo Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ao longo de quase 30 anos de trabalho – iniciado em período em que os biocombustíveis ainda eram apenas promessas, em um horizonte futurista e longínquo.

Nesta edição do prêmio foram indicados 43 trabalhos e, dentre eles, o júri destacou as pesquisas com mamona, do pesquisador do IAC, como sendo o de maior contribuição, não só para a produção de combustível vegetal, mas também por sua função social. Ao desenvolver as variedades de mamona IAC-80, IAC-226, IAC-Guarani, IAC-2028, parte de um conjunto de conhecimentos que permitem a obtenção de uma maior produção, com custo mais baixo e dispondo de unidade de área menor, o cultivo tornou-se mais acessível aos produtores, principalmente àqueles ligados à agricultura familiar.

Angelo Savy Filho é Pesquisador Cientifico, nível VI, do IAC, onde ingressou em 1969. Aposentou-em 2006, mas continua atuando como pesquisador voluntário na Instituição. É graduado em agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e mestre em “Solos e Nutrição de Plantas” pela mesma instituição. Em sua carreira científica e tecnológica desenvolveu trabalhos com as plantas oleaginosas como amendoim, gergelim e mamona – sendo que a essa variedade dedicou maior parte do seu trabalho.

Ao longo de sua profissão, publicou 66 artigos técnico-científicos em periódicos especializados e 14 trabalhos científicos em anais de eventos. Teve também dois livros publicados e participação em capítulos de outros quatro. Possui autoria em seis produtos tecnológicos tais como obtenção de quatro cultivares de mamona e uma de gergelim, além de participação na construção de protótipo de colhedeira de mamona.

Prêmio Péter Murányi

Há seis anos, a Fundação Péter Murányi premia pessoas e instituições de todo o mundo que tenham contribuído para o progresso científico nas áreas da saúde, alimentação, educação ou desenvolvimento científico e tecnológico que beneficie as populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, em especial o Brasil. A entidade foi idealizada pelo empresário húngaro Péter Murányi com o objetivo de estimular o desenvolvimento de trabalhos científicos, além de promover e colaborar com atividades culturais e assistenciais.

Serviço:

Cerimonia de premiação

Dia 16 de abril às 19h30

Espaço Rosa Rosarum

Rua Francisco Leitão, 416 – Pinheiros – São Paulo/ Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento