Pesquisador da Unesp lança Dicionário das Frutas

O trabalho do professor Luiz Carlos Donadio começou há mais de 30 anos

qui, 12/04/2007 - 13h25 | Do Portal do Governo

O professor aposentado Luiz Carlos Donadio, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), acaba de lançar o Dicionário das Frutas, uma publicação que pretende mapear as principais espécies encontradas no mundo.

O trabalho começou há mais de 30 anos com a formação do banco de germoplasma (conjunto de genótipos) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, câmpus de Jaboticabal, e resultou no Dicionário das frutas. A obra reúne 750 espécies frutíferas (nativas e exóticas) de 80 famílias.

“O objetivo é mostrar, de modo sucinto, a importância econômica e nutricional das principais espécies frutíferas de todos os continentes, principalmente da América, Ásia e África”, explica Donadio. “A existência de inúmeras espécies vegetais, a diversidade de ocorrência nos vários ecossistemas e o interesse que os frutos de suas plantas despertam são fatores que justificam a elaboração do dicionário. Calcula-se que existam pelo menos duas mil frutas”, observa.

Três línguas – O autor também é pesquisador da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, no interior paulista. A publicação informa, também, o nome popular e científico e a família de cada fruto, sinônimos e equivalentes em outras línguas (inglês, francês e espanhol), além das principais características da planta, folhas, flores, local de origem, áreas ecológicas a que melhor se adaptam, formas de utilização e valor nutricional.

Das 300 páginas do livro, 24 reúnem fotos coloridas para facilitar a identificação. Trazem mais de 200 imagens que ilustram as espécies mais consumidas em todo o mundo. Todas acompanhadas por um glossário de termos utilizados para descrever cada fruta.

Juá – Um dos destaques do dicionário é a Physalis angulata, considerada boa alternativa para o pequeno e médio produtor brasileiro por conter alto teor de vitaminas A e C, fósforo e ferro. Popularmente conhecida como camapum ou juá, é originária da Colômbia, único país que a explora comercialmente.

SERVIÇO

Professor Luiz Carlos Donadio – maritf@fcav.unesp.br

Telefone (16) 3209-2692

Thiago Romero

Da Agência Fapesp