Pesquisador da Secretaria da Agricultura premiado pela APA

Eduardo Brognoni, do Pólo Regional do Leste Paulista, a produção de codornas sob o ponto de vista econômico

qua, 14/03/2007 - 12h49 | Do Portal do Governo

O pesquisador Eduardo Brognoni, do Pólo Regional do Leste Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo receberá um prêmio pelo trabalho “Análise de investimento na produção de ovos de codorna: uma visão econômica da atividade”.

A cerimônia de premiação será realizada durante o 5º Congresso de Produção, Comercialização e consumo de Ovos entre 13 e 15 de março em Indaiatuba. O evento é promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA)

O trabalho baseou-se na análise de criação de cinco mil codornas, quantia adequada para a produção em pequenas propriedades ou propriedades que já trabalham associadas a outras culturas. “Este número de codornas é ideal para os produtores que estão interessados em ingressar no mercado e também para os que querem agregar uma nova atividade a sua antiga produção, como os criadores de galinhas poedeiras e de frangos ou até mesmo outras atividades agrícolas”, afirma o pesquisador.

Segundo Brognoni, havia a necessidade de obter dados econômicos e de investimento na coturnicultura – criação de codornas, servindo de referência para que as empresas rurais possam implantar em novos investimentos na atividade. “Não existem muitos dados econômicos sobre a criação de codornas”, diz Brognoni.

O projeto apresenta dados sobre produção e venda de ovos da codorna “in natura” e em conserva e, verificando a viabilidade da atividade, concluiu que os ovos processados em conserva são mais rentáveis ao produtor, já que possui mercado garantido.

O pesquisador conta que os produtores respondem a está perspectiva de boa rentabilidade da coturnicultura, pois segundo dados do IBGE, a produção de codornas cresce 9,5% ao ano.

Eduardo Brognoni pesquisa a avicultura em geral e, pelo menos, há um ano está desenvolvendo este projeto com a coturnicultura e receberá o prêmio da APA, no congresso onde serão discutidos os temas atuais do mercado e outras informações referentes à comercialização e consumo de ovos. “Talvez a idéia de unir a pesquisa com codornas e a agregação de valores na cadeia produtiva dos ovos da ave, tenha interessado os responsáveis pelo congresso”, finaliza o Brognoni.

Mais informações sobre a pesquisa sobre a análise de investimentos na produção de ovos de codorna, com o pesquisador Eduardo Brognoni, pelo telefone 19-3899.1286, ou pelo e-mail ebrognoni@aptaregional.sp.gov.br

Do site da Secretaria da Agricultura

(AM)